Nesta terça-feira (13), o Google anunciou oficialmente a nova interface do Android 16, marcando a maior transformação visual do sistema operacional em anos. A atualização traz animações inéditas, uma experiência mais fluida e diversas novidades.
A base do novo visual é o Material 3 Expressive, um aprimoramento da atual linguagem de design, com foco em transformar a interação dos usuários. Além da mudança estética, a mudança também se estende a experiência de uso.
Segundo o Google, essa renovação visa tornar o sistema mais intuitivo, atrativo e emocionalmente conectado ao usuário, utilizando novos elementos como cores, formas, movimentos e dimensões.

A reformulação foi guiada por uma extensa pesquisa com mais de 18 mil pessoas, para entender o que realmente chama a atenção e gera conexão emocional no uso do sistema. Conforme destacou a empresa, “as pessoas preferem sentir algo” ao interagir com o design.
Entre os princípios adotados estão o uso estratégico de cores, tamanhos, formas e animações para dar mais destaque a ações importantes e agrupar elementos relacionados — tornando a interface mais clara e funcional.
Nos estudos, o Google analisou aspectos como os primeiros pontos que chamam atenção na tela, reações emocionais a diferentes estilos visuais, preferências do público e a facilidade em navegar por diferentes interfaces.

Por exemplo, em um app de e-mail, foi observado que um botão de envio maior, colorido e localizado acima do teclado facilitou o uso, especialmente entre pessoas de diferentes faixas etárias.
O que muda com o Android 16?
O Material 3 Expressive não tem o objetivo de padronizar todos os apps, mas sim evitar que eles fiquem parecidos demais e sem personalidade. A atualização traz diversas melhorias visuais e funcionais, como:
- Ícones e botões redesenhados, com tamanhos maiores;
- Mais opções de personalização para o sistema;
- Animações mais naturais e interações com física realista;
- Notificações com novas animações e respostas táteis;
- Painel de configurações rápidas redesenhado, mais flexível e visualmente moderno;
- Melhor gerenciamento de apps em segundo plano, com novos efeitos visuais;
- Controles de volume e brilho atualizados;
- Efeito de profundidade em apps em segundo plano;
- Novas fontes e estilos de texto para mensagens e alertas do sistema;
- Temas dinâmicos com paletas de cores adaptáveis;
- Botões de ação mais visíveis nos aplicativos;
- Maior variedade de formatos para os ícones dos apps;
- Melhor adaptação do conteúdo para telas maiores, como as de celulares dobráveis.
Uma novidade importante é o Live Updates, que mostra atualizações em tempo real diretamente na área de notificações. Assim, você pode acompanhar o status de um pedido de comida, uma corrida ou uma entrega sem precisar abrir o aplicativo — recurso semelhante ao que já existe no iOS 18 e na One UI 7.
Confira:
Este conteúdo foi originalmente publicado em Google anuncia novo visual do Android 16: veja detalhes no site CNN Brasil.