Líder do campeonato de pilotos, Oscar Piastri pode alcançar um feito que só Ayrton Senna tem pela McLaren. Na próxima corrida, em Ímola, o australiano terá a possibilidade de chegar a sua quarta vitória consecutiva na categoria.
Ayrton Senna conseguiu a marca em duas oportunidades. Em 1988, quando o brasileiro foi o campeão na Inglaterra, Alemanha, Hungria e Bélgica, e em 1991, conquistando vitórias nos Estados Unidos, Brasil, Mônaco e em Ímola.
Oscar Piastri iniciou sua sequência de vitórias no Bahrein, e permaneceu no primeiro lugar do pódio nas duas corridas seguintes, realizadas na Arábia Saudita e em Miami. Ele superou o companheiro de equipe, Lando Norris, e o atual campeão, Max Verstappen.
A expectativa é de que Piastri consiga ter um bom desempenho em Ímola. Isso porque, em 2024, o piloto da McLaren conseguiu o segundo melhor tempo do treino de classificação. No entanto, após punições, teve que largar em 5º lugar e terminou a corrida na quarta posição.
Vitória onde Senna sofreu acidente fatal
Vencer em Ímola pode significar muito para a McLaren, equipe em que Senna conquistou seus três títulos da Fórmula 1. Foi no circuito Enzo e Dino Ferrari que o brasileiro morreu, em 1994, em um fim de semana trágico para a categoria.
Desde 1997, há um memorial em homenagem a Senna próximo ao autódromo Enzo e Dino Ferrari, que recebia o Grande Prêmio de San Marino, e agora, é a casa do GP da Emilia-Romagna. No local, há uma estátua em tamanho real do piloto brasileiro, que costuma reunir milhares de fãs de automobilismo durante os períodos de corrida e na data de falecimento de Ayrton.