- Publicidade -
spot_img
HomeMundoChefe da Otan diz que Rússia é superior ao bloco em termos...

Chefe da Otan diz que Rússia é superior ao bloco em termos militares

- Publicidade -

Em meio a tentativa de solução diplomática entre Rússia e Ucrânia, o chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) admitiu que o país liderado por Vladimir Putin está em uma posição de vantagem em relação ao bloco militar. A declaração de Mark Rutte aconteceu nessa quinta-feira (15/5), durante uma reunião informal de chanceleres da aliança na Turquia.

De acordo com Rutte, a Rússia sozinha produz mais munição do que todos os 32 membros da Otan juntos, em um período mais curto de tempo. Isso explicaria a superioridade russa na guerra com os ucranianos, apesar do apoio massivo enviado pela aliança.

“A Rússia, em alguns cálculos, está produzindo em três meses, em termos de munição, o que toda a Otan produz em um ano. E a Rússia tem apenas 5% do tamanho da economia geral da Otan”, disse o secretário-geral da aliança, durante encontro com ministros das Relações Exteriores de nações do bloco, realizada na cidade de Antália.

Por isso, Rutte voltou a cobrar não só o aumento com gastos militares como forma de defender a aliança, mas também formas de melhor utilizar o orçamento.

“Precisamos disso, porque dissuasão e defesa não são apenas uma questão de dinheiro, mas também de ter uma base industrial de defesa confiável, capaz de nos defendermos no futuro”, acrescentou ele.

Trump: sinal de alerta na Otan

A busca por maiores investimentos em Defesa tem sido um lema adotado pela Otan desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, em 2022. E aumentou no início deste ano, após Donald Trump assumir a presidência dos Estados Unidos. 

O novo presidente norte-americano já fez ameaças sobre afastar os EUA da aliança militar, cujo orçamento atual depende majoritariamente dos EUA. Para Trump, seu país gasta muito com a Otan, enquanto outros membros não atingem a atual meta de 2% de gastos com defesa.

Além disso, a mudança de política sobre o apoio à Ucrânia no conflito, também, acendeu um alerta entre os integrantes da aliança militar. Por isso, em abril deste ano, a Otan anunciou um novo pacote de US$ 21 bilhões em assistência para o país governado por Volodymyr Zelensky. 

- Publicidade -
Takamoto
Takamoto
Fotojornalista, artista marcial, ex-militar, perito criminal.
- Publicidade -
Midias Sociais
35,000FansLike
419,000FollowersFollow
ÚLTIMAS NOTICIAS
- Publicidade -
Relacionadas
- Publicidade -