O subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), coronel Edwin Aldrin Franco de Oliveira, acabou exonerado do cargo. A publicação feita em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF), na sexta-feira (28/4), é assinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). O oficial envolveu-se em polêmica ao determinar que duas terceiros-sargentos se retirassem de formatura, sob o argumento de que estariam usando “saias curtas”.
No lugar dele, assume o coronel Evandro Tomaz de Aquino.
Veja a íntegra da publicação:
O oficial é alvo de investigação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que apura crime de abuso de autoridade, previsto na Lei nº 13.869/2019 e aplicável a militares no exercício de suas funções. A ação foi ajuizada em conjunto pela Promotoria de Justiça Militar e pelo Núcleo de Gênero.
Coronel do CBMDF expulsa duas bombeiras durante cerimônia
Coronel do CBMDF expulsa bombeiras de cerimônia
Coronel expulsa bombeiras de cerimônia
0
O caso, mostrado pelo Metrópoles, ocorreu em abril de 2021 durante a formatura do Curso de Altos Estudos para Praças (Caep), na qual duas terceiros-sargentos seriam homenageadas. O coronel, à época diretor de Ensino do CBMDF, determinou que elas se retirassem do local da cerimônia, sob o argumento de que os uniformes estariam em desalinho, já que as duas oficiais supostamente vestiam “saias curtas”. A solenidade homenageava instrutores e alunos concluintes do Caep.
Conforme revelou a reportagem à época, as duas militares usaram o mesmo fardamento de eventos anteriores, com a saia no tamanho-padrão estipulado pelo regulamento da corporação. As sargentos teriam sido abordadas por um capitão, que transmitiu as ordens dadas pelo coronel.
The post Subcomandante que expulsou bombeiras por “saias curtas” é exonerado first appeared on Metrópoles.