O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), disse, neste domingo (18/5), que conversou com o papa Leão XIV em “portunhol”.
A declaração e o encontro com o pontífice ocorreram durante visita oficial de Alckmin ao Vaticano, onde representou o Brasil na missa de inauguração do papado de Leão XIV. O vice-presidente retorna ao Brasil ainda neste domingo.
Ao ser questionado se conversou em português com o papa, ele respondeu que ambos combinaram palavras dos idiomas português e espanhol.
“Falei em português e ele entende bem, porque fala muito bem espanhol. Então, nós fomos de portunhol. Simpatia. Ele respondeu em portunhol”, relatou Alckmin a jornalistas.
O vice-presidente também entregou ao papa Leão XIV, em mãos, o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para visitar o Brasil e participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) no Pará, em novembro.
Alckmin relatou que o papa não disse “em palavras” se viajará ao Brasil para o evento, mas recebeu a carta “com muita simpatia”. Além de acompanhar a missa inaugural e conversar com o líder religioso, ele visitou o túmulo de Francisco, antecessor de Leão XIV.