Entre os dias 8 e 10 deste mês, a sede da Controladoria-Geral do DF (CGDF) foi palco de uma programação especial: a Semana da Saúde, realizada todos os anos com o objetivo de promover qualidade de vida no ambiente de trabalho. Com uma programação diversificada, os servidores tiveram acesso a terapias integrativas, feira de alimentos orgânicos e aula de ioga online, que envolveu não apenas os participantes do evento, mas também suas famílias, fortalecendo o conceito de saúde coletiva e integração e presença da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), que trouxe mais verde, consciência e alimentos direto do campo para perto dos servidores.
O controlador-geral do DF, Daniel Lima, participou da abertura da Semana da Saúde e agradeceu a todos os servidores que contribuíram para a realização do evento que tem mudado a vida de várias pessoas em busca de uma vida mais saudável: “Valorizar e cuidar dos servidores é essencial, porque são vocês que tornam nossos resultados possíveis. A Semana da Saúde foi um exemplo disso. Com o apoio de grandes parceiros, promovemos a conscientização sobre a importância da atividade física e da adoção de hábitos de vida mais saudáveis”.

Com uma programação diversificada, os servidores tiveram acesso a terapias integrativas, feira de alimentos orgânicos e aula de ioga online | Foto: Divulgação/CGDF
O secretário-executiva de Valorização da Qualidade de Vida, Epitácio Júnior, prestigiou a abertura e ressaltou o comprometimento da CGDF com a qualidade de vida no trabalho: “A Controladoria é referência em qualidade de vida no trabalho, premiada anualmente. Suas ações sempre destacam esse compromisso. Sempre a cito como bom exemplo, e foi um dos primeiros órgãos a aderir ao programa”.
Com a adesão do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, a Controladoria foi reconhecida e premiada três vezes com o selo QualiVida, que atesta que o órgão ou entidade da administração pública do Distrito Federal adota boas práticas de governança em relação à qualidade de vida no trabalho e à valorização do servidor. Ele avalia iniciativas de qualidade de vida no trabalho, de acordo com os eixos temáticos saúde e bem-estar, profissional, estrutura, estima e pessoal.
A Semana da Saúde concilia o trabalho com os cuidados com a saúde. “Um cuidado mais completo, mais holístico, e ficamos muito felizes de poder oferecer essa novidade que são as feiras de alimentos orgânicos”, destaca o subcontrolador de Gestão Interna da CGDF, Sandro Gasperin.
As duas comunidades que sustentam a agricultura (CSAs) – Veredas e Brotos d’Água – trouxeram variedades de alimentos orgânicos e se destacaram na Semana da Saúde. Kevin Nascimento, representante da CSA Brotos d’Água, conta que ficou satisfeito com a oportunidade de mostrar o trabalho realizado por ele e toda a família no campo: “Cultivamos tudo de forma orgânica e é uma ótima oportunidade de mostrar o que a agricultura familiar tem produzido”.
Houve também a apresentação de pães artesanais de Dalila Lepesqueur, da Terra Pães Artesanais, com fermentação natural que aumenta a biodisponibilidade de vitaminas e minerais, e não usam conservante. “A fermentação é longa, de até 24 horas, facilita a digestão, pois o processo natural atua como uma pré-digestão, evitando desconfortos após o consumo”, explica ela.
Durante os três dias de evento, os servidores tiveram acesso a diversos serviços e atividades: liberação miofascial, orientações sobre o sono, tonometria (exame da pressão intraocular), atendimento em cardiologia e ioga, jogos de tabuleiro e muito mais.
E o resultado? Sucesso entre os participantes. Carol Fernandes, da Assessoria de Relações Institucionais da Controladoria, aprovou a proposta: “Achei interessante e, ao mesmo tempo, muito bom poder dar uma pausa nas tarefas do dia a dia para cuidar da saúde”.
Sandra Faria, da Coordenação de Tomada de Contas Especial da CGDF, aproveitou para fazer um checape: “Achei bem legal, porque eles trazem várias coisas que a gente, muitas vezes, não tem tempo de procurar fora, por causa da correria. Ontem mesmo fiz o exame de glicose. Aproveitei a oportunidade, e está tudo tranquilo”.
Quem participou da semana também ganhou sorteios e diversos brindes, como cestas do CSA, pães artesanais e produtos de quiropraxia, além de uma cortesia da agência do BRB Buriti.
*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)