O veterano astronauta da Nasa Don Pettit, que viajou ao espaço quatro vezes, retornou à Terra da Estação Espacial Internacional na noite de sábado (19). Pettit completará 70 anos neste domingo (20).
O cientista inventou o primeiro objeto patenteado no espaço — chamado Capillary Beverage, Space Cup ou Copo Zero-G, que facilita beber líquidos na ausência de gravidade — e também é um célebre astrofotógrafo conhecido por capturar visões únicas do cosmos.
“Uma das coisas que gosto de fazer com minha astrofotografia é ter uma composição e uma perspectiva diferente da geocêntrica, geralmente mostrando um horizonte terrestre com a atmosfera na borda, o limbo, e então algum tipo de astronomia, astrofotografia, em relação a isso”, disse Pettit da estação espacial durante uma entrevista em 3 de abril com o astrofísico Neil deGrasse Tyson.
“A Terra é incrivelmente bela quando seus pés estão firmemente plantados no chão, e é bela do espaço”, disse Pettit. “E é difícil dizer o que é mais bonito. Acho que é porque o espaço é uma oportunidade única que buscamos para focar na beleza de estar em órbita. Se tivéssemos pessoas vivendo toda a vida em órbita, quando elas descessem à Terra, provavelmente pensariam que essa era a perspectiva mais bonita que já viram.”
Pettit tira suas fotos da cúpula da estação espacial, local favorito dos membros da tripulação devido às suas sete janelas que proporcionam vista para a Terra.
Veja, na galeria acima, algumas de suas visões mais inesquecíveis sobre como é viver no espaço, que ele capturou nos últimos sete meses.
Evidência de vida em outro planeta é detectada; o que isso quer dizer?
Este conteúdo foi originalmente publicado em Astronauta da Nasa captura fotos surpreendentes do espaço; veja no site CNN Brasil.