O Azure, serviço de nuvem oferecido pela Microsoft, apresentou problemas de instabilidade nesta quarta-feira (29/10), com relatos de falhas por usuários também no Microsoft 365, que inclui aplicativos como Word, Power Point, OneNote e Excel.
A informação foi confirmada pela página da empresa no X, na qual o suporte do Azure informa que está investigando o que pode ter levado aos problemas.
Leia também
-
Saiba o que é AWS, plataforma da Amazon que ficou instável nesta 2ª
-
Pix fora do ar? Usuários relatam instabilidade em dia de pane na AWS
-
YouTube fora do ar? Site apresenta instabilidade na noite desta quarta
-
App da 99 fora do ar? Usuários relatam instabilidade nesta quarta
“Estamos investigando um problema que afeta os serviços do Azure Front Door. Os clientes podem enfrentar falhas intermitentes nas solicitações ou lentidão. Atualizações serão fornecidas em breve”, escreveu.
As alterações, segundo o Azure, começaram a ser notificadas a partir das 13h (horário de Brasília), com usuários enfrentando lentidão, tempo limite de conexão (timeouts) e erros. “Confirmamos que uma alteração de configuração inadvertida foi o evento que desencadeou esse problema”, disse a companhia.
O caso ocorre poucos dias depois de um apagão que atingiu a nuvem da Amazon, causando interrupção em diversos sites e aplicativos populares, como o Snaptchat, Fortnite, Facebook e Prime Video.
Segundo a última atualização da companhia, às 15h53 desta quarta-feira (no horário de Brasília), foi iniciado a implantação de uma configuração estável, mas ainda não há estimativa de quanto tempo o processo irá terminar.
“As alterações de configuração dos clientes permanecerão temporariamente bloqueadas enquanto continuamos os esforços de mitigação. Notificaremos os clientes assim que esse bloqueio for removido”, afirmou.
O Azure é uma plataforma em nuvem da Microsoft que oferece uma ampla cartela de serviços de tecnologia, como armazenamento e rede. Ela permite, por exemplo, que empresas e pessoas criem e gerenciem aplicativos na nuvem, sem precisar de estrutura física, e pagando apenas pelo que usam.
Um dos usos, para empresas, é hospedar seu site ou aplicativo.
Outras ferramentas do Azure também permitem ao usuário fazer análises de dados, além de ferramentas para o desenvolvimento de Inteligência Artificial, com cerca de 11 mil modelos diferentes.
Ao todo, são mais de 200 produtos oferecidos, com mais de 400 datacenter em mais de 70 regiões.
