A viagem da Blue Origin que levou Katy Perry e mais cinco mulheres ao espaço nesta segunda-feira (14) também foi importante para estudos que estão sendo conduzidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, para desenvolver sistemas de cultivo sustentáveis fora da Terra.
A ex-cientista de foguetes Aisha Bowe foi responsável por levar em sua bagagem sementes de grão-de-bico e plantas de batata-doce preparadas na instituição brasileira. O objetivo dos estudos é aprimorar as técnicas de melhoramento genético e trazer inovações para a agricultura praticada no nosso planeta.
A iniciativa faz parte da Rede Space Farming Brasil, um grupo de pesquisa relacionado à Agência Espacial Brasileira (AEB) que busca inovar na produção de alimentos em lugares extraterrestres.
Com os estudos, os cientistas buscam meios de superar as barreiras que o ambiente espacial oferece quando o assunto é o cultivo de plantas: a radiação elevada, a baixa gravidade e a ausência de solo
Os desafios encontrados no espaço podem ser relacionados às dificuldades atuais do plantio em lavouras brasileiras, como a baixa disponibilidade de água e nutrientes, e soluções encontradas nos ambientes sem gravidade podem auxiliar no desenvolvimento de tecnologias na agricultura na Terra.
A batata-doce foi escolhida por apresentar um rápido crescimento e fácil manejo em sua criação. A planta da espécie gera legumes ricos em carboidratos de baixo índice glicêmico e suas folhas têm proteínas — suprindo importantes demandas nutricionais dos astronautas.
Além disso, o grão-de-bico foi selecionado por oferecer proteína, ter um alto teor nutricional e adaptabilidade elevada. O objetivo dos estudos com essa leguminosa é criar plantas mais produtivas, menores e com ramificações mais eretas.
“Podemos avançar muito em tecnologias modernas para auxílio na agricultura brasileira, usando inteligência artificial na irrigação, melhoria e adequação de plantas em cultivo indoor, novas cultivares mais tolerantes à seca, mais eficientes no uso da energia ou mais adaptadas aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, mais produtivas e mais nutritivas”, disse a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste Alessandra Fávero e coordenadora da Rede Space Farming Brazil, em um comunicado à imprensa.
Katy Perry no espaço: veja tudo o que se sabe sobre voo da Blue Origin
Este conteúdo foi originalmente publicado em Blue Origin: voo com Katy Perry levou sementes brasileiras ao espaço no site CNN Brasil.