O PT utilizou o BNDES para realizar empréstimos a governos autoritários, por motivações políticas. Hoje estamos vendo o resultado: calotes, pagos pelos brasileiros. É a velha política mais uma vez transferindo dinheiro dos mais pobres para os mais ricos. Dessa vez para o exterior.
O Estado brasileiro não deveria possuir bancos, e muito menos os utilizar para emprestar recursos públicos a juros subsidiados para grupos empresariais envolvidos em escândalos de corrupção ou para outros países. Especialmente enquanto os brasileiros sofrem com altos impostos, juros elevados e uma péssima infraestrutura.
O BNDES precisa ser revisto e, aproveitando o corpo técnico e qualificado, ser transformado em uma agência de análise de projetos, especialmente de infraestrutura.
Dessa forma o BNDES poderia auxiliar municípios, estados e governo federal em suas decisões de investimento, funcionando assim com mais transparência, solidez fiscal e sem financiar empresas amigas do governo e ditaduras. – João Amoêdo 30