O Brasília Basquete será o representante do Distrito Federal na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) na temporada 2025. A confirmação foi feita pela Liga Nacional de Basquete (LNB), nesta terça-feira (13/5). No ano passado, o Cerrado Basquete também esteve no campeonato, mas preferiu não participar do torneio em 2025.
Esta será a 14ª edição da competição, que tem como objetivo fomentar a modalidade e revelar novos talentos para o esporte. Ao todo, 22 equipes disputam a competição, que vai do dia 26 de junho até 17 de setembro, com sedes confirmadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Serão dois grupos, com 11 times em cada, sendo cinco no principal e seis no sub grupo. Os quatro melhores de cada chave avançam para as finais da Série Ouro. O restante, de acordo com as colocações, disputam a Série Prata e Série Bronze. O Brasília Basquete disputa a fase inicial do torneio no sub grupo B.2.
Da LDB para o profissional no Brasília Basquete
No ano passado, o Brasília Basquete teve boa participação e se classificou para a Série Prata, mas não teve bom desempenho na fase final. Nesta temporada, o time teve três nomes inscritos no profissional que vieram do seu time de base, o principal deles e que mais atuou foi o ala/pivô Beller.
Também estiveram com o time o ala/pivô Tiago Brasil e o armador Gustavo da Silva. Todos nasceram e começaram na modalidade no Distrito Federal.
Veja os grupos da competição em 2025
Grupo A
Sub Grupo A.1
Bauru Basket
Club Athletico Paulistano
São Paulo FC
Sociedade Thalia
Corinthians
Sub Grupo A.2
Unifacisa
Basquete Cearense
Botafogo
Flamengo
Vasco da Gama/Tijuca Tênis Clube
Instituto Viva Vida/CETAF
Grupo B
Sub Grupo B.1
Maringá
Mogi Basquete
Pinheiros
São José Baskteball
Sesi Franca
Sub Grupo B.2
Campo Mourão
CAIXA/Brasília
Caxias do Sul
União Corinthians
Minas Tênis Clube
Pato Basquete