O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido pelo presidente da China, Xi Jinping, em uma cerimônia de boas-vindas no Grande Palácio do Povo, sede do governo chinês, nesta terça-feira (13/5.) Trata-se da quarta visita de Estado de Lula ao país asiático — segunda neste mandato.
O chefe do Planalto chegou ao local acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e de Xi. Os líderes cumprimentaram as comitivas e assistiram a um desfile militar.
Após o evento, os Lula e Xi Jinping participam de uma reunião ampliada, com a presença de suas delegações, e farão a assinatura de atos de cooperação.
Veja as imagens:
O petista cumpre agendas na China para ampliar a relação comercial entre os dois países, e já anunciou R$ 27 bilhões em investimentos de empresas chinesas.
Há a expectativa de assinatura de 16 atos de cooperação, entre protocolos, anúncios e memorandos de entendimento. Outros 32 textos estão em negociação entre os dois países.
Também há a expectativa de uma declaração conjunta dos governos, defendendo o multilateralismo, a reforma da governança global e soluções pacíficas para conflitos em curso ao redor do mundo.