O Distrito Federal receberá, a partir desta quarta-feira (16/6), no estacionamento 12 do Parque da Cidade, a terceira etapa do Elite 16 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2025. Serão 48 duplas envolvidas na disputa, que tem suas finais agendadas para o próximo domingo (20/4). Ao todo serão 11 etapas, com outras duas realizadas no Brasil, ainda com cidade a definir.
Nesta temporada, o Elite 16 teve uma mudança em seu formato. Até o ano passado,16 duplas disputavam suas chaves no masculino e no feminino, com 11 delas que entravam diretamente pelo ranking, uma por convite e as outras quatro após um qualificatório.
Já a partir de 2025, 24 duplas disputarão cada chave, e o formato também foi modificado. Agora, serão 16 duplas diretamente classificadas pelo ranking, e todas as outras oito a partir do qualificatório.
Nas duas primeiras etapas do ano, que aconteceram em Quintana Roo, no México, e em Saquarema, no Rio de Janeiro, o Brasil foi o vencedor entre as mulheres, com Carol Solberg e Rebecca e Thâmela e Victoria, respectivamente. Já no Masculino as vitórias ficaram com os cubanos Diaz Amaro e Alayo Moliner, na cidade mexicana, e Mol e Sorum, noruegueses, na etapa carioca.
Campeonato em Brasília
No Distrito Federal já estão confirmadas na chave principal sete duplas, cinco delas no feminino e duas no masculino, além de outras cinco que disputam a fase qualificatória. A grande expectativa é para a participação de Ana Patrícia e Duda, que são as atuais campeãs olímpicas da modalidade.
Na temporada, a melhor dupla da capital federal está no masculino, com Felipe Alves e Gabriel Santiago, que estão na 6ª colocação no Ranking, e já chegaram à semifinal do Sul-Americano na Argentina, no início do ano.
No feminino, o destaque é Ângela Lavalle, que esta na 8ª colocação com sua companheira de dupla, Larissa Vasconcelos, do Ceará. Os ingressos para acompanhar o evento serão gratuitos e limitados.