O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), participou nesta sexta-feira (9/5) do desfile militar em homenagem aos 80 anos do Dia da Vitória, data que relembra o fim da Segunda Guerra Mundial. O amapaense faz parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que visita a Rússia e China.
“Para mim, é emocionante e profundamente simbólico participar deste momento. Tanto como presidente do Senado e do Congresso Nacional, mas, sobretudo, como o primeiro judeu a ocupar este posto”, escreveu Alcolumbre. “Seis milhões de judeus foram mortos no Holocausto: homens, mulheres e crianças assassinados por serem apenas quem eram. Essa memória precisa ser preservada. Porque lembrar é também proteger”, destacou ainda o senador.
Lula participa do desfile e se reúne com Putin
O presidente Lula e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, estiveram na Praça Vermelha, em Moscou, na manhã desta sexta-feira (9/5), para acompanhar o desfile.
O evento acontece em meio à guerra com a Ucrânia, que já se arrasta há três anos e deixou milhares de mortos. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, decretou um cessar-fogo unilateral durante o período das comemorações, mas o país opositor acusa o Kremlin de violar a trégua.
De acordo com o governo russo, mais de 20 líderes de países estrangeiros participaram da celebração. Além de Lula, estiveram presentes os presidentes da China, Xi Jinping, e da Venezuela, Nicolás Maduro, assim como líderes de Cuba, Vietnã, Azerbaijão, entre outros países.
Após o desfile militar, o presidente Lula participou da cerimônia de oferenda floral no Túmulo do Soldado Desconhecido. O gesto é uma homenagem aos soldados que morreram em conflito e não tiveram os corpos identificados. Ainda nesta sexta, o petista terá um almoço com as delegações de países convidados, no Grande Palácio do Kremlin.