33.4 C
Brasília
18 de outubro de 2019
- Publicidade -

Fibra ótica deve ser principal meio de uso da internet fixa no Brasil em 2020

Author

Categories

Share


De acordo com projeções, se o uso da fibra ótica mantiver o padrão atual, até 2020 ela será a principal tecnologia de banda larga no país

A consultoria Teleco calculou as relações do uso de fibra ótica, cabos modem e xDSL no Brasil. A conclusão é que, se as tendências seguirem o padrão atual, a FTTx (fibra) vai se tornar a principal tecnologia de banda larga fixa no país.

As estatísticas mostram que, enquanto a fibra ganha espaço no mercado e atrai novos clientes, o xDSL, utilizado principalmente pela Oi e pela Telefônica, apresenta queda constante. E, apesar da diminuição em ritmo menor, o cabo modem também perde espaço.

“Nos últimos dois anos, a fibra acumulou adições líquidas de 3,9 milhões de acessos, enquanto os acessos de pares metálicos (xDSL) encolheram em 1,1 milhão”, informa a Teleco. Nesse ritmo, a fibra deve chegar a 30% dos consumidores em 2020.

Nesse cenário, quem ganha são as operadoras menores. Enquanto a Oi e a Vivo perdem clientes no acesso xDSL, há crescimento de vendas entre as companhias que oferecem conexão por fibra ótica, que já dominam perto de 57% do provimento de acesso à tecnologia.

Dos 2,3 milhões de adições líquidas de acessos à banda larga fixa no país, 94% não forma das três principais (Vivo, Oi e Claro). Nesse período de adaptação, então, elas precisam se apressar para suprir a demanda dos consumidores. Se não o fizerem, podem deixar de ser consideradas as principais operadoras do cenário brasileiro.

Fonte: Teleco

 

Author

Share