- Advertisement -spot_img
Home Blog

Litoral catarinense é atingido por tipo de tsunami. Vídeo

0

Um fenômeno incomum foi registrado na madrugada desta segunda-feira (2/11) na região costeira de Jaguaruna, Santa Catarina. Trata-se de um tsunami meteorológico, que ocasionou uma subida repentina de um metro na maré. Câmeras de segurança flagraram o momento que as águas sobem na costa.

Veja vídeo: 

 

O tsunami meteorológico foi registrado por volta da 1h da manhã, percorrendo uma vasta extensão de terra. Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o fenômeno é raro e difícil de prever.

“Esse fenômeno pode ser claramente diferenciado de ressacas ou agitações marítimas, pois os modelos não indicavam mar agitado nem maré alta. Além disso, no momento da ocorrência, uma intensa Linha de Instabilidade (LI) estava presente no Litoral Sul, coincidente com o avanço do mar, o que permite classificar o evento como um tsunami meteorológico”, diz a Defesa Civil em nota.

A Defesa explica que as Linhas de Instabilidade são formadas pela junção de tempestades dispostas de maneira alinhada no mar. Quando essas linhas passam paralelamente à costa, podem provocar alterações abruptas na pressão atmosférica e rajadas de ventos intensas, contribuindo para o avanço da água do mar em direção à praia.

As linhas de instabilidade provocam “pulsos” de pressão atmosférica que se alastram, perturbando as águas do mar. Esse “choque” faz com que as águas e as Linhas de Instabilidade tenham quase a mesma velocidade de propagação. Dessa forma, a altura da onda é amplificada e, ao avançar em direção à costa, pode aumentar ainda mais rapidamente, atingindo vários metros em poucos minutos.

“Esse fenômeno provoca uma elevação súbita do nível do mar, podendo gerar ressacas e inundações costeiras. O alcance da inundação dependerá da inclinação da praia e da presença ou ausência de dunas”.

Não é a primeira vez que o fenômeno é registrado em Santa Catarina. No ano passado, no dia 11 de novembro, um tsunami do tipo atingiu o município de Laguna.

China é a maior parceira comercial do Brasil. Vale aprender mandarim?

0

Desde 2009 a China é a maior comercial do Brasil. Na semana passada a capital federal recebeu o presidente do país asiático, Xi Jinping, e foram firmados 37 acordos comerciais em diversas áreas. Com essas relações estreitas, falar o mandarim se torna, cada vez mais, uma boa aposta para quem quer fazer negócios com os chineses.

O mandarim era considerado o dialeto da capital da China, Pequim, e, por isso, foi adotado como língua padrão. Ao todo 10 idiomas compõem a diversidade linguística do país: Wu, Gan, Xiang, Min, Hakka, Yue, Jin, Huizhou, Pinghua e o mandarim.

Ying Huang mora há 15 anos no Brasil e é professora de mandarim na escola Made in China. Ela explica que aprender a língua vai muito além da comunicação. Engloba também entender a história e os costumes da China, o que pode ser muito importante no universo comercial e empresarial.

A professora ressalta a importância de falar o idioma local para construir relacionamentos, algo prezado na China.

“Para ter uma relação com a China ou com os chineses, inicialmente muita gente pensa que somente falar em inglês é suficiente. Na verdade, quando se aprende o mandarim em si, se aprende a cultura também. E, quando se tem essa aproximação, o relacionamento é muito melhor. Na China a gente costuma falar que, se não tem relacionamento, não tem negócios também. Por isso, língua, cultura e negócios, se misturam.”

Para Ying, os benefícios de aprender a língua são simples, mas podem impactar positivamente a relação. “Quando se domina uma língua, você entende toda a cultura. Você aprende como cumprimentar, como pensar, as regras de etiqueta, a culinária e quais assuntos são positivos ou negativos. Esse conjunto é crucial para a criação de uma relação comercial e empresarial.”

A relação também vale para o outro lado. A professora diz ter percebido uma grande demanda de chineses em busca do aprendizado do português, seja morando no Brasil ou na China, trabalhando para empresas brasileiras.

“Temos tido um aumento na adesão tanto de quem está morando na China, quanto de quem está morando no Brasil. Falar português é também uma oportunidade de trabalho para eles: abre portas para muitos negócios entre empresas de lá com as daqui.”

Teto de UTI desaba e atinge bebê de 1 ano e meio em hospital

0

Um incidente foi registrado neste domingo (1º/12), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração, em Aracaju (SE). Parte do teto de uma das salas desabou, atingindo um bebê de apenas um ano e meio que estava internado no local.

De acordo com informações fornecidas pela unidade hospitalar, administrada pela Rede Primavera, o bebê sofreu apenas arranhões e recebeu atendimento médico imediato. Após o tratamento, a criança foi liberada e já recebeu alta.

O hospital informou que a área afetada foi imediatamente isolada para vistoria, assim como outros três leitos próximos ao local do desabamento, que passarão por manutenção. Os demais leitos da UTI continuam operando normalmente, garantindo o atendimento aos pacientes internados.

Leia a reportagem completa em F5 News, parceiro do Metrópoles

Sobrinha de Senna revela por que Galisteu quase não aparece em série

0

A série Senna, que estreou na Netflix no final de novembro, vem conquistando o público, mas também gerando discussões nas redes sociais. Uma das polêmicas gira em torno do pouco destaque dado à história de Adriane Galisteu na produção. A questão foi esclarecida por Bianca Senna, sobrinha do piloto.

“O foco da história não é o lado romântico de Ayrton, porque não é isso que fez a história dele ser relevante, do tamanho que ele é para o Brasil e o mundo”, disse Bianca ao UOL.

4 imagens

Um dos últimos amores de Senna foi a apresentadora Adriane Galisteu

Galisteu se declarou a Ayrton Senna em semana de homenagens ao piloto
Ayrton Senna e Galvão Bueno em série da Netflix
1 de 4

Gabriel Leone como Ayrton Senna e Julia Foti (Adriane Galisteu)

Aline Arruda/Netflix

2 de 4

Um dos últimos amores de Senna foi a apresentadora Adriane Galisteu

Getty Images

3 de 4

Galisteu se declarou a Ayrton Senna em semana de homenagens ao piloto

Reprodução/Instagram

4 de 4

Ayrton Senna e Galvão Bueno em série da Netflix

Alan Roskyn/Netflix

 

A atriz que interpreta Adriane Galisteu surge apenas no quinto episódio de Senna, em aparições rápidas: dançando ao fundo de uma boate e no funeral de Ayrton. As cenas pontuais deixaram muitos internautas curiosos, mas o destaque à relação não estava entre as prioridades da produção.

“É uma pena que as pessoas fiquem com essa preocupação tão grande com relação a isso, porque não foi por isso que o Ayrton virou quem ele é”, ressaltou a sobrinha do piloto.

Tribunal de Justiça do Rio instalará 1ª Vara Especial do Idoso

0

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro aprovou, nesta segunda-feira (2/12), a instalação da 1ª Vara Especial do Idoso em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. A nova vara é uma transformação da 4ª Vara de Órfãos e Sucessões.

A 1ª Vara Especial do Idoso funcionará em Copacabana, pois é um dos bairros com maior concentração de moradores idosos da capital fluminense.

O presidente do tribunal, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, na apresentação da proposta ao colegiado, destacou a importância da criação de uma vara dedicada especialmente no atendimento aos idosos em um cenário social no qual a população tem envelhecido cada vez mais e em maior número.

“A instalação e funcionamento de uma Vara de Idosos vai colocar o Estado do Rio de Janeiro no cenário nacional. Tenho o orgulho da aprovação na minha administração da resolução para criar a 1ª Vara Especial do Idoso”, disse Ricardo Rodrigues Cardozo.

Emendas: Barroso vota e STF tem 3 votos para manter decisão de Dino

0

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes votaram para manter a decisão do ministro Flávio Dino, que retomou a execução das emendas parlamentares. Até o momento, já são dois três para manter a decisão que liberou os repasses nesta segunda-feira (2/12).

O plenário virtual avalia a decisão no âmbito de três ações diretas de inconstitucionalidade (ADI), de nº 7688, 7697 e 7695. O julgamento ocorre em sessão extra, aberto por determinação do presidente do STF, Luís Roberto Barroso.

O julgamento começou às 18h desta segunda e vai até as 23h59 de terça-feira (3/12). Para formar maioria, é necessário que seis ministros acompanhem a decisão do relator.

Aguarde para mais informações

Médico é preso após pedir maconha a paciente em consulta

0

Um médico foi preso pela Polícia Militar (PM) de Inácio Martins (PR), no domingo, (1º/12). A ocorrência foi registrada como lesão corporal e injúria.

Por volta das 14h25, a equipe policial se deslocou até o Pronto Atendimento, onde foi informada ter havido um desentendimento entre médico e paciente.

No mesmo instante compareceu ao destacamento da PM um homem, o qual informou que durante a consulta com o médico, o profissional teria questionado se o paciente teria maconha para fornecer a ele.

Além disto, o médico teria sido extremamente grosseiro e, de forma não profissional, teria cutucado a barriga do paciente fortemente com os dedos, momento em que a vítima falou para sua mãe (a qual estava junto na consulta) para deixarem o consultório.

Leia a reportagem completa em GMC Online, parceiro do Metrópoles

Família que hostilizou Moraes em Roma não será punida, decide Toffoli

0

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou extintas as punibilidades dos envolvinos em caso de agressões verbais à família do ministro Alexandre de Moraes, também do STF. Com isso, os autores das hostilidades não serão punidos.

O caso aconteceu no Aeroporto de Roma, na Itália, em julho de 2023. “Considerados o contexto único envolvendo os fatos narrados na denúncia e a confissão dos crimes praticados pelos denunciados (retratação), declaro extintas suas punibilidades”, decidiu o ministro.

Na última semana, a defesa da família Mantovani entrou com uma petição na qual apresenta um pedido de retratação ao ministro do STF. Roberto Mantovani Filho, Andreia Munarão e Alex Zanatta Bignotto confessaram ter participado das agressões.

Na ocasião, o ministros Alexandre de Moraes, junto com a família, foram abordados pelos agressores quando tentavam acessar uma sala de espera para embarque do Aeroporto de Roma. Tudo foi registrado por câmeras de segurança do local.

Conforme apurado pela Polícia Federal (PF), o empresário Roberto Mantovani Filho cometeu crime de injúria contra o filho do ministro Alexandre de Moraes, Alexandre Barci de Moraes.

O Ministério Público Federal denunciou os envolvidos pelos crimes de calúnia e injúria, Roberto ainda foi denunciado pelo crime de injúria real praticado contra o filho de Moraes.

Após meses parada, PEC das Praias volta à pauta da CCJ do Senado

0

Depois de ficar meses parada no Senado Federal, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 3 de 2022, que ficou conhecida como PEC das Praias, volta à pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta semana. A sessão para a análise do texto está marcada para quarta-feira (4/12).

Em junho, depois da repercussão negativa e do debate polarizado sobre o tema, a proposta ficou na “geladeira” do Senado. A PEC de autoria do ex-deputado federal Arnaldo Jordy (Cidadania-PA), se promulgada, revogaria um trecho da Constituição e autorizaria a concessão de territórios a beira-mar que pertencem a União.

Na prática, a proposta pode limitar o acesso de banhistas às praias, uma vez que a praia seguirá sendo público, mas o acesso a algumas praia poderá ficar limitado com às concessões de áreas.

Caso avance na CCJ, a proposta ainda vai precisar ser votada em dois turnos no plenário do Senado. Como se trata de mudança constitucional, no plenário o texto precisa de apoio de ao menos 49 senadores.

Para tentar atrair mais apoios a proposta, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), relator da proposta, fez alterações em seu parecer e incluiu um trecho que proíbe de forma clara que a praia fique inacessível por banhistas.

“As praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido, ressalvados os trechos considerados de interesse de segurança nacional ou incluídos em áreas protegidas por legislação específica”, diz um trecho do último parecer, protocolado em julho pelo parlamentar.

Se a PEC for aprovada, as áreas de marinha poderão ser dadas aos ocupantes particulares inscritos na Secretaria de Patrimônio da União (SPU), gerida pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, e também àqueles que comprovarem a ocupação de boa-fé do território nos últimos cinco anos.

O que são terrenos de marinha?

Os terrenos de marinha estão previstos no Decreto-Lei nº 9.760, de 1946. Eles estão localizados entre a linha imaginária da média das marés e 33 metros para o interior do continente.

Confira:

A linha imaginária da média das marés é baseada na Carta Náutica de 1831.

PE: mulher de mototaxista morto por PM diz que vida “valeu R$ 7”

0

O clima de desespero e revolta tomou conta do velório do mototaxista Thiago Fernandes Bezerra, de 23 anos, nesta segunda-feira (2/12), em Camaragibe, no Grande Recife. O jovem foi assassinado por um policial durante uma discussão rápida, em via pública, após uma corrida, no domingo (1º/12), na mesma cidade.

A esposa da vítima, identificada como Débora, fez um desabafo contundente sobre a perda do marido, atingido por um tiro.

“Eu imaginava que ele pudesse perder a vida de diversas formas, mas por um policial, que é pago para proteger a gente? Como uma pessoa sem controle emocional a ponto de tirar a vida do outro por conta de R$ 7 passa na polícia? R$ 7 foi o que valeu a vida do meu marido. São sonhos destruídos”, disse à imprensa.

Leia a reportagem completa no Diario de Pernambuco, parceiro do Metrópoles.

Inmet alerta para risco de tempestade em sete estados. Veja onde

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (2/12), um alerta de risco de tempestade para sete estados. As chuvas nas regiões afetadas podem chegar a 100 mm/dia e ventos intensos de 60 a 100 km/h.

O grau de severidade do aviso, cor laranja, é o segundo mais forte na escala do Inmet. A tempestade deve afetar o sul do Mato Grosso, metade do Goiás, sul de Minas Gerais e norte do Paraná. Já os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro estão com todo o seu território sob aviso.

O alerta é válido até a próxima quarta-feira (4/12), até as 10h. Os estados afetados podem ter chuvas que podem variar de 30 a 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h.

imagem colorida.
Alerta de tempestades – Metrópoles

O Inmet também soltou um alerta de chuvas intensas que abrange boa parte do Brasil. O aviso está sob o Centro-Oeste, Sudeste, pequena parte do Norte e Nordeste e a região norte do Sul.

Nessas regiões as chuvas podem ter entre 20 e 30 mm/h e ventos intensos de 40-60 km/h.

imagem colorida
Alerta para chuvas intensas – Metrópoles

STF: Barroso marca sessão para Plenário analisar decisão sobre emendas

0

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de uma sessão extraordinária do plenário virtual da Corte para analise decisão sobre a execução das emendas parlamentares.

A sessão extra do plenário virtual, marcada a pedido do ministro Flávio Dino, começa às 18h desta segunda e vai até as 23h59 de terça (3/18). Mais cedo, o magistrado liberou o pagamento dos recursos indicados por deputados federais e senadores depois de analisar o projeto de lei complementar (PLP) aprovado no Congresso Nacional.

Os pagamentos das emendas estão suspensos desde agosto, quando Dino solicitou que o Executivo e o Legislativo apresentassem regras de transparência e rastreabilidade na destinação dos recursos. Neste caso, a decisão liminar foi referendada, por unanimidade, no plenário do STF.

O bloqueio das emendas pelo STF mantinha represados aproximadamente R$ 25 bilhões no Orçamento da União. Os valores se referem aos recursos indicados na Lei Orçamentária (LOA) de 2024.

A decisão de Flávio Dino foi tomada em uma ação apresentada pelo PSol na qual alega que as emendas impositivas individuais e de bancada tornam “impossível” o controle dos recursos. Com isso, o Congresso Nacional aprovou um PLP com novas regras de rastreabilidade e transparência para destinação de recursos e a não individualização das emendas de bancada.

A decisão de Dino apresentou ressalvas às medidas aprovadas pelo Legislativo. Como, por exemplo, no tocante ao reajuste das emendas parlamentares. Os deputados e senadores indicaram que o crescimento passaria a ser proporcional ao arcabouço fiscal.

Apesar disso, o ministro do STF determinou que a partir de 2025, as emendas poderão crescer, no máximo ano a ano, pelo percentual menor de uma das três opções abaixo:

  • Crescimento das despesas discricionárias (não obrigatórias) do Executivo;
  • Limite de crescimento do teto do arcabouço fiscal;
  • Crescimento da receita corrente líquida.

Moraes restringe visitas a “kids pretos” presos por trama golpista

0

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter restritas à família as visitas aos militares presos por participação em uma trama golpista. Assim, apenas familiaraes e advogados poderão visitar os tenentes-coronéis Rodrigo Bezerra Azevedo e Rafael Martins de Oliveira e o general da reserva Mário Fernandes, que foram formados em turmas de operações especiais cujos egressos têm o apelido de “kids pretos” por causa da cor da boina a que têm direito..

“Autorizo, ainda, a realização de visitas a Rodrigo Bezerra de Azevedo por sua esposa e filha, virtual e presencialmente, desde que atendidas as normas regulamentares do batalhão em que estiver recolhido e observados os dias da semana e período acima referidos”, determinou Moraes em um dos casos.

Moraes ainda estabeleceu que todas as demais visitas deverão ser previamente autorizadas por ele.

Nesta segunda-feira (2/12), Moraes ainda autorizou a transferência do tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo e do general da reserva Mário Fernandes para instalações do Comando Militar do Planalto, em Brasília. Os dois oficiais são investigados por suposta participação em plano para um golpe de Estado em 2022.

Eles são militares da unidade de elite do Exército Brasileiro do Comando de Operações Especiais (Copesp), e foram presos no âmbito da Operação Contragolpe, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em 19 de novembro.

Moraes ainda estabeleceu que sejam observadas as “regras para a sua patente, para cumprimento da prisão preventiva determinada nestes autos, e observadas, igualmente, as Normas Administrativas para Prisão Especial (Nape), que têm por finalidade regular os procedimentos adotados em caso de prisão especial de militares que se encontram à disposição das Justiças Militar ou Comum”.

Na última semana, a Polícia Federal (PF) concluiu as investigações sobre a trama golpista ocorrida nos últimos dias do governo de Jair Bolsonaro, em 2022, e decidiu pelo indiciamento de 37 envolvidos, entre os quais consta o próprio ex-presidente.

O texto final com o resultado das investigações, então, foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR). Com isso, o procurador Paulo Gonet avaliará o material e decidirá se oferece denúncia.

O relatório final das investigações narra uma trama para decretar golpe de Estado nos meses finais de 2022, a fim de impedir que o então candidato eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assumisse a Presidência da República e, assim, manter Jair Bolsonaro no cargo.

Cajado pede a Randolfe calendário para liberação de emendas bloqueadas

0

O deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), membro da Comissão Mista de Orçamento (CMO), solicitou junto ao líder do governo no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), a apresentação de uma calendário para o pagamento das emendas parlamentares que estavam bloqueadas.

Uma decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou as emendas nesta segunda-feira (2/12). A decisão foi tomada após o magistrado analisar o projeto de lei complementar (PLP) aprovado pelo Congresso em novembro.

O pedido de Cajado aconteceu na reunião dos líderes partidários da CMO na última quarta-feira (27/11), quando os parlamentares ainda aguardavam a liberação da execução dos recursos.

Apesar de liberar a execução dos recurso, Dino apresentou ressalvas ao projeto aprovado pelo Legislativo, que contou com o aval do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como, por exemplo, o crescimento das emendas. A alta nos recursos destinados deverão seguir o que for menor entre:

  • Crescimento das despesas discricionárias (não obrigatórias) do Executivo; ou
  • Limite de crescimento do teto do arcabouço fiscal; ou
  • Crescimento da receita corrente líquida.

Cajado defendeu que a apresentação de um calendário deixaria “tudo claro” a respeito do pagamento dos recursos destinados pelos deputados e senadores. O bloqueio das emendas mantinha represados cerca de R$ 25 bilhões no Orçamento da União. Os valores se referem às emendas à Lei Orçamentária (LOA) de 2024.

O Metrópoles questionou a equipe de Randolfe Rodrigues sobre a possibilidade de apresentação de um calendário, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Ala do Congresso reclama de exigência de Dino sobre emendas de relator

0

Uma ala do Congresso Nacional reclama de uma das regras que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino impôs para a liberação das emendas parlamentares – que ele havia bloqueado exigindo medidas que garantissem transparência. Um ponto que incomoda parlamentares é o que exige a identificação dos autores das emendas de relator (RP9), que ficaram conhecidas como “orçamento secreto”.

Se essa publicidade não fora dada, o pagamento das emendas dessa modalidade que não tiverem o autor identificado seguirá bloqueado, decidiu o ministro nesta segunda-feira (2/12).

Na avaliação de congressistas, será difícil e improvável recuperar os dados sobre emendas que foram solicitadas entre 2020 e 2022. O argumento foi usado pela advocacia da Câmara e do Senado quando essas informações não foram prestadas ao STF.

Quando não enviaram as informações de autores, a Câmara e o Senado argumentaram que não seria possível identificar os congressistas autores e nem a trajetória dos recursos, uma vez que o período do “orçamento secreto” em questão foi de 2020 a 2022.

Na decisão desta segunda (2/12), Dino afirmou que “cogitando ser verdadeira a reiterada armação das advocacias do Senado e da Câmara de que é impossível recompor plenamente o itinerário percorrido para a execução pretérita de parte expressiva das emendas parlamentares, temos a gravíssima situação em que BILHÕES DE REAIS do Orçamento da Nação tiveram origem e destino incertos e não sabidos”.

O ministro concluiu ser “pouco crível que a execução de bilhões de reais do dinheiro público tenha se dado sem ofícios, e-mails, planilhas, ou que tais documentos existiram e foram destruídos no âmbito dos Poderes Legislativo ou Executivo”.

Apesar da reclamação, líderes veem pauta destravada

Mesmo com o descontentamento de parte do Congresso com a regra exigida por Dino, a totalidade da decisão pela liberação das emendas foi bem recebida no Congresso.

Como mostrou o Metrópoles, o Legislativo condicionava a volta dos pagamentos à votação de textos importantes, como o do pacote de corte de gastos e o Orçamento. Agora, líderes avaliam que a pauta volta a ficar destravada na Câmara e no Senado.

Mulher com bebê no colo e em surto é resgatada ao andar no meio de BR

0

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou uma mulher em surto psicótico que carregava um bebê de colo na BR-040. De acordo com a equipe policial, a jovem colocava em risco a própria vida e a da criança ao atravessar a rodovia de forma descontrolada. O caso aconteceu durante a manhã desta segunda-feira (2/11) no Jardim Ingá (GO), Entorno do Distrito Federal.

Os policiais atendiam um acidente na rodovia quando foram alertados por populares sobre a situação no lado oposto. Ao chegarem, encontraram a mulher transtornada, correndo entre os veículos e aparentando ter alucinações. A equipe conseguiu intervir, retirar a criança do colo da mãe e conter a mulher, que demonstrava agressividade.

Com o apoio de duas viaturas da Força Nacional, os policiais protegeram a criança e colocaram a mulher na viatura para evitar novos incidentes. A PRF encaminhou a mãe e o bebê diretamente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jardim Ingá.

Durante o deslocamento, o SAMU chegou e acompanhou a equipe até a unidade de saúde. A mulher recebeu atendimento médico, e o bebê foi entregue com segurança à assistência social, garantindo os devidos cuidados.

Agressor é preso após ameaçar matar e atear fogo no corpo de ex-mulher

0

Policiais civis da Central de Flagrantes de Luziânia (GO) prenderam em flagrante, no último domingo (1°/12), um homem acusado de ameaçar e perseguir a ex-companheira. A vítima relatou que as ameaças ocorriam por mensagens no WhatsApp e em diversos locais públicos. O suspeito chegou a coagir a vítima com uma faca e afirmou que a mataria e atearia fogo em seu corpo.

De acordo com o relato da vítima, o homem, com quem manteve união por nove anos e está separada há cinco, não aceitava o fim do relacionamento. Ele teria perseguido a mulher em redes sociais, nas proximidades da residência e em outros lugares. A vítima procurou a Central de Flagrantes por volta das 16h do último domingo (1º/12).

A equipe policial, composta por Wesley Taveira, Marcelo de Faveri, José Júnior e llana Ramos, iniciou buscas pelo suspeito, identificado em um bar próximo à região. Ao perceber a aproximação dos policiais, o homem tentou fugir pela laje do estabelecimento, mas foi alcançado e preso.

Após a captura, o suspeito foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Luziânia para exame de corpo de delito. Em seguida, foi lavrado o auto de prisão em flagrante, e conduzido ao Centro de Prisão Provisória (CPP) de Luziânia, onde permanece à disposição da Justiça.

Com emendas liberadas, líderes veem pauta destravada no Congresso

0

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino de liberar a retomada do pagamento das emendas parlamentares foi bem recebida pelo Congresso Nacional. O Legislativo condicionava a volta dos pagamentos à votação de textos importantes, como o do pacote de corte de gastos e o Orçamento. Agora, líderes avaliam que a pauta volta a ficar destravada na Câmara e no Senado.

O repasse de emendas estava paralisado desde agosto, quando Dino decidiu que o Congresso precisava atender aos requisitos constitucionais da transparência e rastreabilidade. De lá para cá, os Três Poderes fecharam um acordo e deputados e senadores votaram um projeto para aperfeiçoar o sistema de pagamento de emendas. O texto foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sem vetos.

Desde que os recursos foram bloqueados, a cúpula da Comissão Mista do Orçamento (CMO) condicionava a volta do pagamento das emendas ao andamento das votações da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Com a decisão do STF, a previsão dentro da comissão é de que ambas as propostas orçamentárias estejam prontas para ser apreciadas por uma sessão do Congresso em 19 de dezembro. Esta prevista para quarta-feira (4/12) a votação do relatório preliminar da LDO na CMO.

Além da LDO e da LOA, todos os projetos que envolvem o pacote de corte de gastos anunciado pelo governo federal na semana passada também eram condicionados à liberação das emendas. A articulação do governo vai trabalhar, agora, para que o tempo desfavorável não seja um impedimento para a aprovação do pacote até o fim do ano. Faltam apenas três semanas para o recesso parlamentar.

Oficialmente, os trabalhos do Legislativo vão até 23 de dezembro, mas neste ano deputados e senadores só devem realizar sessões de votações até 20 de dezembro, uma sexta-feira.

Na semana passada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que as medidas de ajuste fiscal são a prioridade dos senadores nessas próximas três semanas.

O parlamentar indicou que as propostas devem ficar nesta e na próxima semana na Câmara e serem apreciadas pelo Senado na última semana dos trabalhos, entre 16 e 20 de dezembro.

RO: adolescente engravida do irmão. Avô também teria cometido abusos

0

A Polícia Civil de Rondônia realizou operação neste final de semana para prender integrantes de uma família de Machadinho D’Oeste (RO). Uma menina de 14 anos engravidou, após ser estuprada pelo irmão mais novo. O avô também é suspeito de abusar dela e da outra neta, uma jovem de 24 anos.

Nesta operação três mandados foram cumpridos pelos agentes. Dois eram mandados de prisão preventiva e um era de busca e apreensão de menor. O avô e a mãe foram presos e encaminhados à cadeia municipal.

O adolescente, por ser menor de idade, deve comparecer ao Fórum Municipal acompanhado de um responsável.

Abusos começaram com irmã mais velha

Segundo as autoridades, as duas irmãs, uma de 24 anos e outra de 14, foram abusadas sexualmente. Os abusos do avô começaram com a irmã mais velha. A menina foi morar com ele, após a morte da avó. O homem também é suspeito de ameaçar e estuprar a neta por quatro anos.

A menina mais nova, além de ter sido estuprada pelo avô, também foi abusada pelo próprio irmão durante dois anos e acabou engravidando dele. A mãe das meninas supostamente sabia desse relacionamento, mas não os denunciava às autoridades.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Machadinho D’Oeste.

Golpe: pecuarista de MT é o “cara do agro” citado em relatório da PF

0

O pecuarista de Mato Grosso Germano Schaffel Nogueira é apontado como o “cara do agro” citado nas investigações da Polícia Federal (PF) sobre tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ele é citado pela PF como um dos elos entre o agronegócio e o general da reserva Mario Fernandes. O oficial foi preso em 19 de novembro por suspeita de elaborar um plano para matar Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Confira a reportagem completa no RD News, parceiro do Metrópoles.