- Advertisement -spot_img
Home Blog

Selic a 12,25%: cenário de taxa de juros a 15% pode ocorrer em 2025?

0

Ao subir a taxa básica de juros, a Selic, para 12,25% ao ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) salientou que devem ser feitos novos aumentos de 1 ponto percentual no primeiro trimestre de 2025. As duas primeiras reuniões do Copom estão marcadas para o fim de janeiro e meados de março.

Em comunicado divulgado na quarta-feira (11/12), o comitê anteviu, “em se confirmando o cenário esperado”, ajustes de mesma magnitude nas próximas duas reuniões. A Selic poderá chegar a 14,25% ao ano ainda nos primeiros meses do ano que vem, portanto, logo no início da presidência do próximo diretor da autoridade monetária, Gabriel Galípolo.

A sinalização dada pelo Copom abriu espaço para especialistas analisarem a possibilidade de a Selic atingir a marca de 15% ao ano já em 2025. Mas quão real é essa hipótese?

Para Volnei Eyng, CEO da Multiplike, a Selic em 15%, por enquanto, fica na casa da especulação. Ele observa que, se as coisas caminharem bem, o BC deve manter a taxa em 14,25% e seguir observando como a economia se comporta.

Ele explica que o ciclo de aumento da Selic, iniciado em setembro, costuma levar seis meses para ser sentido.

“Acredito que até março teremos um alívio sobre a inflação, e o dólar tende a baixar no período também devido aos novos aumentos que ainda serão feitos no juros. Há interesse do governo também em manter a inflação sob controle porque isso sempre deixa o país mais pobre, as pessoas seguram investimentos, não financiam, movimenta menos a economia. Então acredito que, se necessário, pode ser tirada uma ‘bala de prata’ da manga para o controle fiscal, atenuando ainda mais toda a situação para alta dos juros”, argumenta.

Já Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos, entende que a possibilidade de a Selic atingir 15% em 2025 é “bem real” e está ancorada nos atuais desafios enfrentados pela política monetária.

Com a Selic a 15%, os impactos seriam significativos, já que no curto prazo, o encarecimento do crédito restringe o consumo e o investimento, resultando em desaceleração econômica. Setores como varejo e construção civil sentem o peso de uma menor atividade, enquanto o mercado de trabalho pode apresentar aumento no desemprego, explica.

O cenário, ele ressalta, também dependerá da evolução dos fatores externos, como a política monetária nos Estados Unidos, e internos, como a consolidação de um ajuste fiscal efetivo. “Sem esses avanços, o aperto monetário pode ser prolongado tende a ser mais agressivo, aumentando o custo de estabilizar a economia”, prossegue Lima.

Impactos

Os analistas ressaltam que, caso a Selic em 15% se concretize, os impactos na economia brasileira serão severos, com encarecimento do crédito, desaceleração do consumo e retração nos investimentos.

“Essa alta dos juros, embora necessária para conter a inflação e estabilizar o câmbio, poderia trazer reflexos indiretos para os investimentos internacionais, especialmente nos EUA. Com uma Selic tão elevada, o Brasil se tornaria ainda mais atrativo para o capital estrangeiro em busca de retornos altos, o que poderia levar a uma redução do fluxo de investimentos em ativos americanos, especialmente em títulos do Tesouro com rendimentos mais baixos”, explica Jefferson Laatus, chefe-estrategista do grupo Laatus.

Além disso, a política monetária ainda mais restritiva no Brasil poderia reforçar a percepção de aversão a riscos em mercados emergentes, impactando as decisões de investidores globais.

Nesse contexto, investidores nos EUA precisariam acompanhar de perto a dinâmica entre juros reais e inflação no Brasil, avaliando como as mudanças no fluxo de capital e na política monetária dos dois países impactariam o comportamento de ativos em ambos os mercados, analisa Laatus.

Geminídeas: chuva de meteoros ocorre nesta 6ª (13/12). Saiba onde ver

0

Os amantes da astronomia terão um evento para contemplar o céu nesta sexta-feira (13/12). Com a mística da sexta 13, a chuva de meteoros Geminídeas (GEM) promete deixar o céu brilhante.

A chuva poderá ser vista em várias regiões do Brasil, considerada uma das mais intensas do ano.

A Agência Espacial Brasileira esclarece que diferente de outras chuvas, as Geminídeas vêm do asteroide 3200 Phaethon. Quando ele se aproxima do Sol, solta pequenos grãos e partículas. Com o passar do tempo, essas partículas cruzam a órbita da Terra e, ao entrarem em nossa atmosfera, se transformam nos espetaculares meteoros que iluminam o céu.

O fenômeno promete alcançar seu auge em horários específicos para cada região do Brasil.

Confira:

Norte e Nordeste: a partir das 21h30
Sudeste e Centro-Oeste: por volta das 23h
Sul: próximo da meia-noite às 23h59

Como ver

A chuva Geminídea, que pode atingir até 150 meteoros por hora, será visível a olho nu, sem necessidade de telescópios ou binóculos. Para acompanhar o evento, basta olhar para o céu no lado nordeste e localizar a constelação de Gêmeos. Duas estrelas brilhantes, Pollux e Castor, servirão de guias para encontrar o radiante, localizado ao lado de Castor.

Embora o brilho da lua possa interferir parcialmente na visibilidade, os meteoros, com velocidade média de 34 km/s e magnitude prevista de 2.6, prometem impressionar os espectadores. Este fenômeno é único entre as chuvas de meteoros, pois não está associado a um cometa, mas ao asteroide 3200 Phaethon, que orbita o sol a cada 1,4 anos.

Para ter uma experiência completa, é importante buscar locais afastados da poluição luminosa.

As Geminídeas são famosas pelo brilho intenso e por frequentemente produzirem bólidos — verdadeiras “bolas de fogo” que aparecem quando um meteoro explode ao entrar na atmosfera, gerando uma luz muito forte

Porém, como os meteoros viajam a cerca de 35 quilômetros por segundo, dificilmente deixam rastros visíveis por muito tempo

Conheça tipos de especializações técnicas na área da saúde

0

Existem diversas áreas de especialização para cursos técnicos, diferentemente do que as pessoas costumam imaginar. A saúde, com sua diversidade de áreas de atuação, possui uma vasta opção de cursos para complementar o conhecimento e melhorar o currículo para o mercado de trabalho.

Conheça algumas especializações técnicas na área da saúde:

Enfermagem

Neonatologia e Pediatria

Aprimora os técnicos em enfermagem para o atendimento de assistência para recém-nascidos, crianças hospitalizadas e a família que está acompanhando. Dentre todas as situações que esse profissional atua estão: auxílio no aleitamento materno, monitoração dos sinais vitais de pacientes em situação grave, auxílio durante o parto, berçários e UTI.

Urgência e emergência

Técnicos em enfermagem se especializam em rotinas que fazem parte do atendimento pré-hospitalar, ou seja, atuam na prestação de socorro e estabilização da vítima de paradas cardiorrespiratória, trauma e outros eventos graves.

Odontologia

Prótese sobre implante

O técnico em prótese dentária se aprofunda na confecção de prótese sobre implante, guias radiográficas e cirúrgicas, técnicas de confecção digital, produção de estruturas metálicas, realizar soldagem e recobrimento estético.

Prótese Ortodôntica

Se aprofundam em técnicas ortodônticas com foco laboratorial, preparar modelos anatômicos e confecção de diferentes tipos de próteses.

Radiologia

Técnico em radioterapia

Os técnicos em radiologia se especializam em conhecimentos específicos para desenvolver habilidades em tratamentos radioterápicos, para atuar em centros oncológicos.

Medicina Nuclear

Se especializam em realizar exames diagnósticos e auxiliar em tratamentos de medicina nuclear, seguindo os protocolos e as normas de biossegurança e radioproteção.

Congresso joga pauta econômica para última semana. Veja pontas soltas

0

O Congresso Nacional terá a última semana antes do recesso parlamentar recheado de pautas ligadas a agenda econômica para analisar. A expectativa é conseguir finalizar o texto até sexta-feira (20/12), quando os deputados e senadores deverão deixar Brasília para celebração das festividades de fim de ano.

Reforma tributária

O Senado Federal concluiu na quinta-feira (12/12) a votação do texto principal da regulamentação da reforma tributária. O texto segue para uma nova análise na Câmara dos Deputados, em decorrência das mudanças feitas pelos senadores.

O Metrópoles conversou com os integrantes do grupo de trabalho que discutiu a proposta e indicaram que na segunda-feira (16/12) devem apresentar mudanças ao texto, de Eduardo Braga (MDB-AM), aprovado no Senado. Com isso, a expectativa é de que a proposta vá ao plenário da Câmara dos Deputados na terça-feira (17/12).

O projeto em questão institui a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), tributos que compõem o Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) dual.

A proposta aprovada na Câmara apresentava uma alíquota padrão de referência em 27,97% pelo Ministério da Fazenda. No Senado, esse percentual foi elevado para 28,67%, de acordo com cálculos divulgados por Braga.

O Partido Liberal (PL) chegou a apresentar um destaque para reduzir de 26,5% para 25% a trava da alíquota do CBS e IBS, mas a alteração foi rejeitada pelos senadores.

Com as mudanças feitas pelos senadores, os deputados indicaram que “é hora de fazer contas” e analisar a proposta que deverá ser enviada à Câmara dos Deputados nos próximos dias.

Pacote de gastos

A equipe econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou um pacote de revisão de gastos públicos ao Congresso Nacional. Os projetos visam a economia de aproximadamente R$ 70 bilhões nos próximos dois anos, com o objetivo de que as despesas obrigatórias caibam no arcabouço fiscal.

No entanto, na Câmara dos Deputados as propostas ficaram paradas por ao menos duas semanas em decorrência do imbróglio formado em torno do pagamento das emendas parlamentares.

Com isso, na terça-feira (10/12), o governo publicou uma portaria conjunta para operacionalizar a liberação das emendas, incluindo aquelas de transferência especial, chamadas “emendas Pix”.

Logo depois, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), indicou os relatores dos projetos de lei (PL) e de lei complementar (PLP). Na sequência, na quarta-feira (11/12), o líder alagoano apresentou o nome do deputado que irá apresentar o parecer da proposta de emenda à Constituição (PEC).

O governo esperava que o pacote fosse votado nesta sexta-feira (13/12), mas o presidente Lira cancelou a sessão por causa do não recebimento do texto da regulamentação da reforma e da indefinição a respeito do pacote de gastos.

A nova previsão de alguns deputados é votar ao menos parte do pacote de corte e gastos na semana que vem, para garantir um tempo hábil para as propostas serem analisadas no Senado Federal.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por outro lado, já afirmou que as matérias irão tramitar em regime de urgência, sem a necessidade de apreciação nas comissões temáticas da Casa.

“Plenamente possível, cinco dias úteis na semana que vem, presidente [da Câmara dos Deputados] Arthur Lira me disse que está disposto a fazer sessão na segunda-feira. Então, plenamente possível. Submeter à apreciação, ter a votação na Câmara, mandar para o Senado, nós darmos um regime de urgência nessa tramitação e termos a apreciação. Óbvio, vamos dentro do limite”, disse Rodrigo Pacheco.

Enquanto isso, as negociações na Câmara dos Deputados não param. O principal ponto de articulação política está ligado às mudanças previstas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Alguns deputados indicaram ser impossível desidratar o benefício.

Além disso, há um debate em torno do salário mínimo. A proposta do governo propõe limitar o aumento real do salário mínimo até 2030, ao vincular o crescimento aos índices de crescimento real da despesa primária, fixados no arcabouço fiscal.

Os deputados que conversaram com o Metrópoles disseram não abrir mão da garantia do ganho real do salário mínimo.

Orçamento

O Congresso Nacional também precisa finalizar as discussões a respeito das leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamentária Anual (LOA).

Nesta semana, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou os relatórios setoriais do Orçamento de 2025 e a expectativa é finalizar a discussão sobre o tema na última semana. O presidente do Senado reforçou que os senadores relatores da LDO e da LOA estão concentrados na aprovação das propostas antes do recesso.

“Além das sessões do Senado, também, a princípio, teremos uma sessão na quinta-feira do Congresso Nacional para poder apreciar a pauta dos PLNs do Congresso Nacional, eventualmente a prestação de contas e, sobretudo, a Lei de Diretrizes Orçamentárias”, pontuou o presidente do Senado.

Vale destacar que a não aprovação do projeto da LOA não impede o início do recesso parlamentar. Apesar disso, o Orçamento da União ficará retraído, sem poder alocar recursos em áreas pré-estabelecidas.

Após duas cirurgias, Lula pode deixar UTI ainda nesta sexta-feira

0

Os médicos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esperam poder liberar o chefe do Executivo da unidade de terapia intensiva (UTI) ainda nesta sexta-feira (13/12). A previsão é que o presidente receba alta hospitalar no começo da próxima semana.

Desde terça-feira (10/12), o petista passou por três procedimentos: trepanação, embolização das artérias meníngeas, e remoção de dreno colocado na primeira cirurgia. Este último foi feito na noite dessa quinta-feira (12/12). Segundo boletim divulgado pela equipe médica, o procedimento ocorreu sem intercorrências.

As operações foram consequência de uma pancada na cabeça sofrida por Lula no dia 19 de outubro, quando o presidente sofreu uma queda em casa enquanto cortava as unhas do pé.

Na segunda-feira (9/12), Lula sentiu dor de cabeça e realizou exames ainda em Brasília. Após a avaliação, o titular do Planalto partiu para São Paulo, onde trabalha o médico Roberto Kalil Filho, que lidera a equipe de saúde do petista.

Segundo Kalil, Lula não possui sequelas e está “neurologicamente perfeito“. Desde a viagem para São Paulo, o chefe do Executivo está acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva e pode receber algumas visitas da família.

O petista não passou o cargo para o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e segue despachando mesmo da UTI, como confirmou o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.

A previsão é que Lula retorne para Brasília no início da semana, após a alta. De acordo com Kalil, o chefe do Executivo poderá retomar suas atividades, mas tomando alguns cuidados. “O que se espera é que na próxima semana o presidente esteja já no Alvorada. Claro, após o procedimento cirúrgico, após o que aconteceu, vai se requerer um repouso relativo por algumas semanas, talvez”

Um mês após explosões, STF mantém estacionamentos fechados e grades

0

Um mês após as explosões perto do Supremo Tribunal Federal (STF) e no estacionamento do anexo IV da Câmara dos Deputados mudanças podem ser percebidas na Esplanada dos Ministérios. Desde que um homem se explodiu em frente à estátua da Justiça, em 13 de novembro, o STF retomou a proteção de seu prédio com grades por toda a praça até perto do Panteão. Há ainda carro da Polícia Militar e policiais judiciários ao redor.

Além disso, os estacionamentos da Corte, tanto o que fica virado para o Congresso Nacional quanto o que está na altura da Procuradoria-Geral da República (PGR), estão fechados para o público externo. As áreas eram usadas por visitantes de diversos órgãos públicos que ficam ao redor, mas, agora só têm acesso ao lugar funcionários ou servidores com crachá e matrícula.

O estacionamento do STF era aberto para o público geral e tinha o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para permanecer aberto. No entanto, o fechamento se deu devido a uma questão de segurança e não tem prazo para a reabertura.

As medidas de segurança ainda são estudadas e aplicadas em conjunto com a segurança do STF e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Veja como estão as áreas externas do Supremo, onde visitantes estacionavam seus veículos no dia a dia:

6 imagens

1 de 6

BRENO ESAKI/METRÓPOLES

2 de 6

BRENO ESAKI/METRÓPOLES

3 de 6

BRENO ESAKI/METRÓPOLES

4 de 6

BRENO ESAKI/METRÓPOLES

5 de 6

BRENO ESAKI/METRÓPOLES

6 de 6

BRENO ESAKI/METRÓPOLES

Ameaças

Desde o dia 8 de janeiro de 2023 até a data do atentado à bomba, o STF recebeu 1 mil ameaças por diversos meios, um total de três intimidações por dia. As ameaças contra ministros e atentando contra a integridade da Corte chegaram via e-mail, carta ou telefone. Ainda nesta quinta-feira (12/12), a Corte seguia recebendo ameaças contra integridade material da Corte, familiares de ministros, os próprios ministros, entre outros.

Para receber cartas ou malotes, o STF já tem um protocolo severo de aceitação, com uso de Raio-x e triagem dos profissionais. As ameaças levam a segurança do Supremo a manter em um banco de dados pessoas que possam ser potenciais autores de ataques.

O monitoramento dessas pessoas leva em conta premissas como: ter arma de fogo; ser ativa nas redes sociais com discurso antidemocrático ou explicitamente contra o STF; ter muitos seguidores; ter poder aquisitivo para viajar e orquestrar atos, entre outros.

Homem-bomba

Após o homem-bomba, Francisco Wanderley Luiz, 59 anos se explodir em frente ao STF, a Corte recebeu número e-mails anônimos enaltecendo o ataque.

O homem era dono de um carro que explodiu no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados, mantinha bombas em uma casa alugada em Ceilândia (DF) e se matou vestindo uma roupa com naipes de baralho em suposta alusão ao personagem Coringa.

Os e-mails foram, em sua maioria, da plataforma Proton Mail, que tem como promessa o anonimato do usuário. Nas mensagens, o homem-bomba é colocado como mártir. “Esclarecemos que Francisco Luiz, agora no céu junto com o pai, foi apenas um dos inúmeros mártires de nossa luta contra vós, a escória satânica do STF”, diz um dos e-mails mandados para o Supremo.

Veja:

Imagem colorida de e-mail recebido pelo STF após ato terrorista

“Matar ministros da Suprema Corte”

Em 14 de novembro, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que Francisco Wanderley Luiz, tinha ainda intenção de “matar ministros da Suprema Corte” e que seu alvo principal era Alexandre de Moraes.

Segundo o diretor-geral da corporação, esse não foi um fato isolado e se conecta com outras investigações da PF, como o inquérito sobre os atos golpistas do 8 de Janeiro.

“[O caso] Mostra a vinculação desses grupos radicais que culminam nessa barbaridade que acontece ontem, na tentativa de matar ministros da Suprema Corte, e também que culminou nesse lamentável episódio do suicídio dessa pessoa”, disse Andrei Rodrigues, ao citar uma mensagem deixada para uma bolsonarista presa pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, no espelho da casa que o homem-bomba alugava em Brasília.

Andrei Rodrigues confirmou que o alvo principal do atentado era o ministro da Suprema Corte Alexandre de Moraes. “Parece que essa pessoa queria entrar no prédio do Supremo, não conseguiu e, por isso, resolveu fazer o que fez”, afirmou.

Extremistas

O diretor-geral da PF ressaltou que grupos extremistas estão ativos no país. “Esse episódio de ontem não é um fato isolado. A PF tem investigado num período recente”, declarou Andrei Rodrigues. “Houve tentativa de matar ministros da Suprema Corte”, disse.

O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, acompanhou todos os passos da investigação, que também teve inquérito aberto pela Polícia Federal. O ministro ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para falar sobre as explosões na Praça dos Três Poderes. 

Depois das explosões, Barroso se pronunciou em plenário. O ministro abriu a sessão do dia 14 de novembro em tom de pesar, lamento e reflexão. O ministro ressaltou que o ato de Francisco Wanderley Luiz foi gravíssimo e se soma a uma série de fatos que ocorreram no país nos últimos anos.

Barroso questionou onde foi que o brasileiro se perdeu nesse “mundo de ódio, intolerância e golpismo”. “Onde foi que nós perdemos a luz da nossa alma afetuosa, alegre e fraterna para a escuridão do ódio, da agressividade e da violência? Estamos importando mercadorias espiritualmente defeituosas de outros países que se desencontraram na história.”

Em seguida, o ministro elencou, cronologicamente, incidentes que atentaram contra a democracia e desrespeitaram as instituições que compõem a República. “Esse episódio de ontem se soma ao que já vinha ocorrendo no país nos últimos anos”, disse.

Com Lula internado, rotina no Planalto fica em marcha lenta. Entenda

0

A internação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar um sangramento na cabeça interrompeu uma rotina de atividades que costumavam tomar a agenda do chefe do Executivo. Viagens, reuniões com autoridades e empresários, eventos para divulgar ações do governo deram lugar a sucessivos procedimentos médicos e poucas visitas familiares. Apesar disso, auxiliares do presidente seguem despachando normalmente do Palácio do Planalto.

Lula está afastado de suas atividades desde segunda-feira (9/12), quando foi levado a São Paulo para fazer uma cirurgia de emergência. O procedimento é consequência de uma queda sofrida por ele em outubro, num banheiro do Palácio da Alvorada.

O presidente costuma manter uma rotina de viagens frequentes, mas reduziu o ritmo após o acidente doméstico. Ainda assim, nos dias que antecederam a cirurgia de emergência, Lula emendou a ida a Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul, e a Montevidéu, no Uruguai. Na volta, passou por São Paulo.

Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico de Lula, o titular do Planalto poderá retornar para Brasília assim que receber alta do hospital, prevista para o início da semana que vem. Com isso, poderá retomar algumas atividades.

“O que se espera é que na próxima semana o presidente esteja já no [Palácio da] Alvorada. Claro, após o procedimento cirúrgico, após o que aconteceu, vai se requerer um repouso relativo por algumas semanas, talvez”, disse o médico em entrevista à imprensa nessa quinta-feira (12/12).

Outra atividade rotineira do presidente é receber ministros, governadores, prefeitos, empresários e outras autoridades em seu gabinete no Planalto. Com a internação, as conversas ficaram restritas a algumas ligações a auxiliares, uma vez que estão autorizadas apenas visitas de familiares ao chefe do Executivo.

Na quinta, o ministro Rui Costa informou que, durante uma conversa por telefone, o presidente pediu atualizações sobre o andamento da pauta do governo no Congresso. Além disso, o titular da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha, disse que Lula continua com a rotina de sanções enquanto se recupera da cirurgia. “Tudo aquilo que tenha prazo para sanção, ele está assinando”, afirmou.

O afastamento do presidente também levou ao cancelamento de um evento de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, do qual ele participaria. Ainda não há previsão da nova data para a cerimônia.

Outras agendas previstas, como a visita oficial do primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, e a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, ficaram a cargo do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Os Menottis, Jammil e mais: veja os destaques musicais da semana

0

Dê uma pausa na rotina semanal, coloque o fone de ouvido e dê play nas novidades musicais da semana. Para atualizar as playlists e trazer aquele alívio no fim de semana, o Metrópoles traz 12 destaques para embalar o sábado à noite.

Dentre as novidades, os sertanejos de Guilherme & Benuto, César Menotti & Fabiano, Henrique & Juliano, Zé Neto & Cristiano e Luan Pereira. O rap e o funk de MC IG e Azzy também estão disponíveis para os amantes dos gêneros.

Guilherme & Benuto

A dupla sertaneja divulgou o EP1 do DVD +Amor +Música. A canção de destaque do EP é a música Fechando Circo, que conta com a participação de Nattan e ganha videoclipe nesta sexta-feira (13/12).

A faixa foco do trabalho tem a temática de superação e amor, abordando um relacionamento que já não faz mais sentido. A letra destaca a decisão de colocar um fim em uma relação onde houve muitas promessas vazias.

Ao todo, são seis faixas, sendo Fechando Circo, Pó Da Gaita, Veneno, Réu Primário, Novidade Nua e Sujeito Homem. “Estamos muito felizes com o resultado que o DVD já alcançou com o primeiro single. Nos empenhamos muito para que tudo fluísse da melhor forma e estamos colhendo os frutos”, comentou a dupla.

César Menotti & Fabiano

Os Menottis lançaram o projeto XX Anos Intensidade, que conta com 16 regravações da carreira, sendo oito delas com participações especiais.

A gravação aconteceu dia 23 de outubro no Espaço Unimed em São Paulo e contou com as presenças de Mato Grosso e Mathias, Édson & Hudson, Mari Fernandez, Xand Avião, João Bosco & Vinicius, Simone Mendes e Zezé Di Camargo & Luciano.

“Contamos com a presença de grandes artistas, em faixas que marcaram nossa carreira ao longo desses 20 anos de estrada! Muita música boa para o pessoal ouvir bastante nesse final de ano com a família, com os amigos… aquela nostalgia gostosa”, comentaram César Menotti & Fabiano.

MC IG

O funkeiro publicou o seu novo trabalho, o EP intitulado Dr. Igor Guilherme. A produção traz nove faixas inéditas, sendo 8 canções solo, que explora identidade e transformação. O único feat. é com Neguinho PRT.

Cada faixa atua como uma peça do quebra-cabeça que reflete a evolução de MC IG e sua habilidade em criar pontes entre vivências e sonoridades. O EP conta a história de um super herói periférico, interpretado pelo artista, e combate temas pertinentes à sociedade, trazendo sátiras e reflexões

“Eu sempre disse que a música é meu superpoder. ‘Dr. Igor Guilherme’ é o meu universo expandido, onde cada som, cada letra, cada beat conta uma história de transformação e superação. Esse é o momento de mostrar ao mundo que o funk é infinito, tá ligado?”, compartilhou MC IG.

Azzy

A rapper carioca publicou o single FZND DNV. A faixa fusiona elementos do Trap e R&B e convida o ouvinte a uma jornada introspectiva, explorando temas como superação e amadurecimento emocional.

“Essa música é sobre encontrar força depois de um ciclo difícil e voltar ainda mais forte. É um lembrete de que a gente pode se perder às vezes, mas sempre dá para se encontrar de novo”, revelou Azzy.

Imagem da música FZND DNV, de Azzy - Metrópoles

Henrique e Juliano

Os irmãos publicaram o primeiro volume do Manifesto Musical 2, com oito canções inéditas. O foco do Vol. 1 está por conta de Amigo da Minha Saudade, que recebe vídeo no Youtube nesta sexta-feira (13/12).

As outras sete novidades ganham videoclipe nas sextas-feiras consecutivas, sempre ao meio-dia, são elas: Vítima da Vez, Adeus, Conversas e Lençóis, Irmão, Hábito de Comprometido, Recém-nascido e Vizinho Chato.

Imagem de Henrique e Juliano. Os irmãos estão com roupa clara, cantando e calça Jeans - Metrópoles
Durante a gravação do DVD, mais de 50 mil pessoas lotaram o estádio Mané Garrincha

Luan Pereira

O cantor e compositor divulgou o primeiro EP do DVD Esotérico. Gravado recentemente em Londrina, o projeto foi realizado em um formato intimista, exclusivo para poucos convidados.

A primeira parte dos lançamentos traz seis faixas inéditas, incluindo Sogra, que conta com a participação da dupla Matheus & Kauan. O EP ainda conta com as canções Fazendeiro, Um Palmo (com participação de Léo Foguete), Histórico de Amores, Mete Um Block Nele e Não Cuidou.

Mixtape Supernova

Veigh, Nagalli, G.A, Niink, Ghard, Bvga Beatz, Galdino, Toledo, Honaiser e Stick, artistas da gravadora Supernova, uniram-se para apresentar o novo projeto, com 15 faixas.

“A cena do trap nacional tem crescido muito. E a nossa gravadora acompanha esse ritmo com os últimos lançamentos, seja de álbuns, singles ou clipes. Em três anos de Supernova, tudo mudou. E essa mixtape chega como uma grande celebração do que já construímos e do que ainda vamos construir”, comemorou Veigh.

Mixtape Supernova

Vintage Culture

O DJ divulgou a primeira parte da sexta edição do projeto colaborativo Vintage Culture & Friends. Desta vez, os participantes são Volkoder, DJ Glen, Roddy Lima e Viot.

“Colaboração sempre foi algo central para a minha música. Cada faixa nesse EP representa uma versão que eu compartilho com meus amigos, que são produtores talentosos. Estou muito orgulhoso de trabalharmos juntos. Criamos algo realmente especial para o fim do ano”, afirmou Vintage sobre o seu novo projeto.

vintage Culture
Vintage Culture

Jammil

A banda Jammil e Uma Noites lançou o audiovisual Eternamente Carnaval no YouTube e nas plataformas musicais. A produção foi gravada em Salvador e celebra os 40 anos do Axé Music e a história afetiva da banda com o local.

A novidade conta com 24 faixas com as participações de Jhaca, Bruninho & Davi, Filhos de Jorge, Olodum e Robson Morais.

“A beleza desse audiovisual honra a história do Jammil e o nosso comprometimento com a música baiana e com os nossos fãs. Temos certeza que as pessoas vão amar assistir ao que preparamos e é o pontapé inicial para a celebração dos 40 anos do Axé Music”, contou Rafa Barreto, vocalista da banda.

Rafa Barreto, vocalista da banda Jammil e Uma Noites

Rodrigo Sha

O multi-instrumentista divulgou o novo projeto Brazilian Oil nas plataformas digitais. O álbum conta com participações de Marcos Suzano, Zé Paulo Becker, Jam da Silva, Magrus Borges, Ricardo Imperatore, Cássio Cunha, Scott Feiner, Jovi Joviniano, Ella & The Bossa Beat e Afro2Brazilians.

“Brazilian Oil tem maculelê com samba, capoeira com jazz, samba com reggae e eletrônica, ijexá com pop, saculegê com beat, afoxé com clássico, afro com funk, bossa… são muitos climas em um álbum recheado de musicalidade”, afirmou o artista.

Rodrigo Sha

ErriVance

O artista divulgou a Live Show Debo$he no YouTube. O projeto audiovisual combina música, moda e arte visual e exalta a força cultural do interior da Bahia. O vídeo conta com sete faixas e participações de Killauea, Miguella Magnata, All4n, Neejho, Pedro Cruz, Hiran e Thay Piazzi.

“Essa live é muito mais do que um show. É um espaço para resgatar nossas raízes, amplificar vozes e celebrar nossa identidade. O EP foi o início dessa jornada, mas a live leva isso a um novo nível, unindo todos os elementos que fazem parte da minha arte”, destaca ErriVance.

Errivance

Zé Neto & Cristiano

A dupla sertaneja lançou o álbu, Intenso. A novidade conta com 23 músicas, sendo 10 inéditas, e traz parte das histórias do difícil ano vivido pelos artistas sertanejos.

“Estamos muito felizes em finalmente lançar o projeto Intenso completo, foi um ano de muita intensidade para nós em todos os aspectos e esse álbum representa o carinho que temos pelo público e amor que depositamos em cada trabalho nosso. Graças a Deus, cada faixa tem um pedaço de nós e de nossas histórias”, comentam os sertanejos.

Zé Neto e Cristiano são clicados durante uma de suas apresentações - Metrópoles
Zé Neto e Cristiano

Senhor dos Anéis: dubladores de anime detalham expansão da mitologia

0

Senhor dos Anéis faz sucesso no mundo dos livros, nos cinemas e também na televisão. Com muitos fãs ao redor do mundo, a franquia se expandiu para mais um meio de visual em 2024, ampliando ainda mais a mitologia com um anime, que estreou nos cinemas no dia 5 de dezembro.

O filme Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim se passa 183 anos antes da trilogia original e narra a história da Casa de Helm Mão-de-Martelo, o lendário nono Rei de Rohan.

Com um ataque do Senhor Terrapardense Wulf, que está em busca de vingança após a morte do pai, Helm e seu povo buscam por refúgio na no antigo Forte-da-Trombeta – que mais tarde será conhecido como Abismo de Helm. Neste conflito, Héra, filha de Helm, surge como uma liderança para comandar a resistência contra um grande inimigo mortal.

6 imagens

Cena do anime Senhor dos Anéis A Guerra dos Rohirrim

Cena do anime Senhor dos Anéis A Guerra dos Rohirrim
O Senhor Dos Anéis: A Guerra de Rohirrim
Cena do anime Senhor dos Anéis A Guerra dos Rohirrim
1 de 6

Cena do anime Senhor dos Anéis A Guerra dos Rohirrim

Divulgação/Warner Bros

2 de 6

Cena do anime Senhor dos Anéis A Guerra dos Rohirrim

Divulgação/Warner Bros

3 de 6

Cena do anime Senhor dos Anéis A Guerra dos Rohirrim

Divulgação/Warner Bros

4 de 6

Divulgação

5 de 6

O Senhor Dos Anéis: A Guerra de Rohirrim

Foto: Divulgação

6 de 6

Cena do anime Senhor dos Anéis A Guerra dos Rohirrim

Divulgação/Warner Bros

Em entrevista ao Metrópoles, os dubladores brasileiros do filme Felipe Drummond (Wulf), Jorge Vasconcellos (Helm) e Jessica Vieira (Héra) falaram sobre as expectativas para entrar neste universo de Senhor dos Anéis.

Jorge revelou ser grande fã das obras e já estava presente no universo ao se tornar a voz de nos filmes do Hobbit, em 2012 e 2013. Agora ele dá voz a Helm e destaca que a estratégia do filme de ir para o passado da história pode ser fundamental para atrair novos fãs da franquia.

“Você tem uma trilogia que aconteceu, mas como isso aconteceu, porque isso aconteceu, buscar a história de como chegou naquele lugar, como se formou a sociedade dos Anéis”, ponderou o dublador.

Para Jessica, uma das partes mais importantes é que neste longa é possível explorar detalhes que ajudam a entender o universo mais a frente, da franquia original: “Você vai pegando esses detalhes da história que ajudam a entender melhor a trilogia”.

Conexão com os fãs e não fãs

Os dubladores também destacam ainda a maneira como o filme podem popularizar a história de Senhor dos Anéis para um público que não teve ainda muito contato. “É interessante, porque eu venho do processo contrário porque tinha a trilogia, depois o Hobbit e está chegando aqui, mas quem está chegando agora vai pegar daqui para lá, então vai ter outro entendimento”, explica Jorge.

Já Felipe complementou que esse público poderá vivenciar a história de uma forma mais cronológica. “Quem já era fã vai ficar apaixonado, quem não é fã vai ficar curioso para conhecer os filmes para conhecer os livros e quem admira boa dublagem também vai ficar apaixonado por que realmente está muito legal e o filme está incrível”, destacou.

Em briga por terra, irmão de 71 anos mata o outro de 67 com tiros

0

Um homem de 71 anos matou a tiros o irmão em Torixoréu (MT) foi preso na terça-feira (10/12). O crime aconteceu no último sábado (7/12) contra o irmão de 67 anos do suspeito.

O atirador teve a prisão preventiva decretada pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças, após investigação e requisição da Polícia Civil do Mato Grosso (PC-MT).

A vítima foi identificada como Alci Ribeiro de Castro. O crime aconteceu em uma propriedade rural que fica próxima à rodovia MT-100.

Alci foi localizada já sem vida, próximo a uma cerca que divide os pastos da fazenda da família. A arma utilizada no crime foi apreendida.

O delegado de Torixoréu que apura o caso, Wilyney Santana Borges, afirma que a morte foi motivada por um desentendimento familiar por causa de uma disputas de terras.

A identidade do suspeito do crime não foi divulgada pela PCMT. Ele está detido e à disposição do Poder Judiciário.

Citado em caso Robinho é professor e ligado ao Instituto Neymar

0

O educador físico Fabio Cassis Galan, que foi citado no processo que levou o ex-jogador Robinho para a cadeia pelo crime de estupro coletivo, é professor da rede pública municipal de São Vicente (SP). Ele também aparece em textos publicados no site do Instituto Projeto Neymar Jr. (INJR) identificado como Supervisor de Atividades Esportivas pelo menos até 2022.

Galan é servidor público da Prefeitura de São Vicente. Consta no Portal da Transparência que ele tem o cargo ativo de professor de educação física no Centro Esportivo Beija Flor. O salário informado é de R$ 3.832,30.

O processo no qual o ex-jogador Robinho foi condenado refere-se ao estupro coletivo de uma mulher em uma boate. O caso aconteceu em 2013 na cidade de Milão, na Itália. O ex-jogador foi condenado em 2017 pela Justiça italiana. O caso passou por todas as instâncias naquele país.

Galan foi citado nas investigações do crime de estupro por estar com Robinho e outros amigos do jogador na boate no dia do crime. À época, conforme a mídia, a Justiça da Itália teria tentado localizá-lo para que ele prestasse depoimento, mas sem sucesso.

Em setembro de 2009, durante uma celebração do Dia da Independência, Galan foi um dos responsáveis por organizar e comandar o desfile cívico no Instituto Neymar. “Foi um dia bem diferente e acho que os alunos gostaram da experiência”, afirmou ele na publicação do site do instituto.

Em outra celebração do Dia da Independência, em 2022, outra publicação do Instituto Neymar também registrou a participação de Galan no ato cívico. “Todo ano já é tradição aqui no Instituto. A gente comemora essa data para as crianças entenderem um pouco mais sobre a história do país, e nesse ano a gente comemora 200 anos de independência do Brasil”, disse ele.

A assessoria de imprensa afirmou que o instituto atende mais de 2,5 mil crianças. No site, consta que o INJR recebe alunos de 7 a 17 anos em turnos distribuídos das 7h às 21h.

A reportagem do Metrópoles fez contato com a assessoria de imprensa do Instituto Neymar para que a organização se manifestasse sobre o fato de ter um empregado que é citado em um processo sobre um crime de estupro coletivo. No entanto, após o encaminhamento de e-mail e mensagens de WhatsApp, não houve retorno. As ligações também não foram atendidas.

O Metrópoles não conseguiu contato com a defesa de Galan.

Robinho

Robinho está preso na Penitenciária II de Tremembé, no interior paulista, onde cumpre pena. No dia 22 de novembro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter a prisão do ex-jogador. Os ministros da Corte votaram no Plenário Virtual, no qual os votos são apresentados digitalmente. A defesa de Robinho havia entrado com um pedido de habeas corpus.

Abilio quer nomear sua equipe antes de posse como prefeito de Cuiabá

0

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL-MT), sugeriu que sua equipe seja nomeada para começar a atuar antes mesmo de sua posse, alegando ter como objetivo enfrentar o caos na saúde municipal.

Durante visita ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) nesta quinta-feira (12/12), Abilio destacou que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) poderia antecipar a gestão da Secretaria Municipal de Saúde para acelerar a solução dos problemas na área. As informações são do RD News, parceiro do Metrópoles.

“Em 10, 15 dias, não sei nem se conseguem montar uma equipe tão rápido assim. Acho que caberia ao Tribunal de Justiça antecipar a nossa gestão. Começamos nomeando as pessoas que vão cuidar da saúde desde o início e aceleramos esse processo, evitando que o caos piore”, explicou o prefeito eleito.

Ele enfatizou que sua proposta é uma “sugestão pública”, sem um pedido formal apresentado ao TJMT.

4 imagens

Brunini defendeu resposta de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza

 Abilio Brunini (PL-MT)
Abílio foi eleito prefeito de Cuiaba
1 de 4

Prefeito eleito de Cuiabá Abílio (PL)

Câmara dos Deputados

2 de 4

Brunini defendeu resposta de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza

Reprodução

3 de 4

Abilio Brunini (PL-MT)

Vinícius Schmidt/Metrópoles

4 de 4

Abílio foi eleito prefeito de Cuiaba

Reprodução

Saúde em Cuiabá

A saúde pública em Cuiabá enfrenta uma situação delicada. A gestão do atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), foi marcada por operações que investigaram desvios de recursos. Também neste ano, o Hospital São Benedito e empresas terceirizadas ameaçaram interromper os serviços devido a salários atrasados e falta de repasses financeiros.

Diante do cenário, o desembargador Orlando Perri determinou que o Conselho Regional de Medicina (CRM) realize inspeções surpresa nas unidades de saúde do município.

Abilio defendeu que não há tempo hábil para uma intervenção convencional, propondo que, caso ela ocorra, a futura secretária municipal de saúde, Lúcia Helena, seja designada como interventora.

“Se for para ter uma intervenção, o mais correto seria de antecipar a gestão do próximo gestor. Em 10, 15 dias, não dá tempo nem de mudar a equipe e organizar a saúde”, afirmou.

Quem é o argentino internado em estado grave após ser baleado no Rio

0

O turista argentino baleado no Rio de Janeiro após errar o caminho que fazia de carro é ex-secretário de turismo de Bariloche, na Argentina. Gastòn Burlòn foi atingido por tiros e está internado em estado gravíssimo após ser surpreendido por criminosos nesta quinta-feira (12/12).

O turista estava a caminho do Cristo Redentor, porém o aplicativo de GPS o teria direcionado até o bairro Rio Comprido, onde entrou em uma rua e foi alvejado por bandidos armados.

Gastòn já ocupou o cargo de secretário de turismo de Bariloche, na Patagônia Argentina, um famoso destino de passeios do país vizinho. Atualmente, ele é presidente da Câmara de Turismo Estudantil. Uma postagem na rede social dele no Instagram mostra que ele assumiu o “desafio” há pouco mais de um ano.

No perfil de Gastòn na rede social, ele exibe várias postagens de cartões postais da Argentina e também de outros países. A admiração pelo Rio de Janeiro foi expressa com um vídeo do Cristo Redentor em 7 de outubro de 2023, que tem como trilha sonora o famoso samba “Conselho”, interpretado pelo grupo Revelação e outros artistas brasileiros.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou que Burlòn foi surpreendido por criminosos e atingido na cabeça. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio de Janeiro.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) já apura o caso por meio da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat). O local do incidente será avaliado pela perícia. Os familiares do argentino também serão ouvidos pelas autoridades. Eles também estavam no carro que foi alvo dos bandidos durante o passeio turístico pela cidade do Rio.

“Diligências estão em andamento para apurar a autoria do disparo e esclarecer todos os fatos”, diz Polícia Civil em nota.

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 11 milhões. Confira os números

0

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas nesta quinta-feira (10/12), no concurso de nº 2.807 da Mega-Sena, da Caixa Econômica Federal. Com isso, o prêmio acumulou em R$ 11 milhões para o próximo concurso.

Os números sorteados nesta terça foram: 08 – 25 – 49 – 52 – 55 – 56. O próximo sorteio da Mega acontece no sábado (14/12), no Espaço da Sorte, em São Paulo.

Segundo a Caixa, 18 apostas acertaram cinco dezenas e vão poder levar para casa R$ 104.535,16, cada. Outros 2.025 bilhetes cravaram quatro dos seis números sorteados e ganharão R$ 1.327,43, cada um.

As apostas para o próximo sorteio podem ser realizadas em qualquer casa lotérica ou por meio do aplicativo Loterias Caixa, além do site de loterias da Caixa.

A aposta mínima da Mega-Sena custa R$ 5. Para jogar, o apostador precisa ter mais de 18 anos. Nesta quinta, a Caixa também sorteou os números da Lotofácil, Lotomania, Quina, Timemania e Dia de Sorte.

Inmet alerta para chuva intensa e ventos em vários estados. Veja onde

0

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de chuva e ventos intensos em boa parte do país para a sexta-feira (13/12). Também há o aviso para tempestade na região Sul.

As chuvas intensas serão registradas em grande parte da região Norte. No Nordeste as fortes precipitações podem ser registradas no Maranhão e no oeste do Piauí. Na parte central do país, os estados de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, norte de Minas Gerais e no sul da Bahia irão enfrentar as fortes chuvas.

As regiões afetadas pelo alerta amarelo terão volumes de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Tempestade

O Inmet também emitiu alerta de tempestade. Os estados afetados serão Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, Goiás e o oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nessas regiões, as chuvas podem ter volumes de 55 mm/dia.

Sul

A meteorologia aponta que áreas de instabilidade entre sexta-feira (13/12) e domingo (15/12), formados pelo calor e umidade e e perturbações no escoamento do vento em altos níveis da atmosfera, associados à formação de uma ampla área de baixa pressão atmosférica, vão provocar instabilidade nas condições do tempo nos próximos dias na região Sul do país.

No decorrer desta sexta-feira (13/12), o Sul pode ter pancadas de chuva e trovoadas com condição para granizo em  pontos localizados, podendo ocorrer especialmente na metade oeste de toda a região Sul.

Há possibilidade, ainda, de aprofundamento de duas áreas de baixa pressão, uma mais ao sul do estado gaúcho e outra mais afastada em alto-mar, que podem afetar especialmente a metade leste da região Sul.

Esse sistema de baixa pressão pode dar origem a um ciclone extratropical próximo da costa do Rio Grande do Sul (RS).

As áreas mais atingidas podem ser o sul e leste gaúcho, com condições para rajadas de vento acima dos 60 km/h e pancadas de chuva eventualmente fortes.

Mega-Sena sorteia R$ 6,5 milhões nesta quinta. Confira as dezenas

0

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta quinta-feira (12/12), os concursos de número 2.807 da Mega-Sena; 3.267 da Lotofácil; 2.655 da Lotomania; 6.605 da Quina; 2.179 da Timemania; e 1.000 do Dia de Sorte.

Os números foram anunciados no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo.

Confira os resultados:

Mega-Sena

08 – 25 – 49 – 52 – 55 – 56;

Quina

14 – 23 – 27 – 40 – 73;

Lotofácil

01 – 03 – 04 – 05 – 08 – 10 – 11 – 13 – 15 – 18 – 19 – 20 – 22 – 23 – 24;

Timemania

11 – 15 – 20 – 23 – 50 – 68 – 74;

Time do coração:

19 – Brasiliense/DF;

Dia de Sorte

04 – 13 – 16 – 18 – 22 – 27 – 28;

Mês da sorte: 02 – fevereiro.

Porão do Rock 2025 tem Stone Temple Pilots (EUA), Sepultura e CPM22

0

Um dos mais tradicionais eventos de Rock do Brasil, o Porão do Rock estará de volta em 2025 para celebrar os 26 anos com várias atrações nacionais e internacionais que prometem empolgar o público em Brasília. Marcado para 23 e 24 de maio de 2025, o evento será realizado no Estacionamento da Arena BRB.

Ao todo, sete nomes já foram divulgados e confirmaram presença no festival: Stone Temple Pilots (EUA), Sepultura, BaianaSystem, Raimundos, CPM 22, The Monic e Fin del Mundo (ARG). Outras 11 atrações ainda serão anunciadas até os dias de apresentação.

O Porão do Rock contará com três palcos, um lounge, uma grande praça de alimentação além de uma Praça de Esportes Urbanos, que terá atividades como skate, parkour, escalada e slackline.

4 imagens

Porão do Rock

Porão do Rock
Porão do Rock
1 de 4

Porão do Rock

JP Rodrigues/Especial pra Metrópoles

2 de 4

Porão do Rock

Giovanna Bembom/Metrópoles

3 de 4

Porão do Rock

Ana Luiza Souza

4 de 4

Porão do Rock

JP Rodrigues/Metrópoles

Os ingressos para o evento já estão a venda e contam com descontos neste final de ano e os preços variam entre R$ 200 e R$ 700, com a possibilidade de comprar ingressos solidários, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível no momento do acesso ao evento.

PF evita Bolsonaro e aborda relação entre Valdemar, Câmara e juiz

0

Os investigadores da Polícia Federal (PF) focaram as oitivas desta quinta-feira (12/12) na relação entre três personanagens na supostra trama para decretar um golpe de Estado em 2022. Desta vez, as questões abordaram os possíveis elos entre o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto; o ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL) Marcelo Câmara e o juiz federal Sandro Nunes Vieira.

Os três foram convocados para prestar depoimento à PF nesta quinta-feira (12/12). Na ocasião, tanto Valdemar quanto Câmara responderam a todas as questões dos agentes que conduziram as oitivas.

O Metrópoles apurou que, diferentemente de depoimentos anteriores, os investigadores não abordaram questionamentos em relação à suposta atuação do ex-presidente Jair Bolsonaro na trama golpista, mas focaram na participação dos três personagens.

Valdemar e Marcelo Câmara constam entre os indiciados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Inicialmente, a lista continha 37 nomes, mas a corporação enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma complementação com mais três indiciamentos.

O texto final com o resultado das investigações, então, foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR). Com isso, o procurador Paulo Gonet avaliará o material e decidirá se oferece denúncia.

O relatório final das investigações narra uma trama para decretar golpe de Estado nos meses finais de 2022, a fim de impedir que o então candidato eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assumisse a Presidência da República e, assim, manter Jair Bolsonaro no cargo

Segundo as investigações, o grupo estava dividido em seis núcleos distintos de atuação.

6 imagens

Núcleo de oficiais de alta patente com influência e apoio a outros núcleos

Núcleo de inteligência paralela
Núcleo Operacional de Apoio às Ações Golpistas
Núcleo Jurídico
Núcleo de Incitação Militar
1 de 6

Núcleo de desinformação e ataques ao sistema eleitoral

Arte/Metrópoles

2 de 6

Núcleo de oficiais de alta patente com influência e apoio a outros núcleos

Arte/Metrópoles

3 de 6

Núcleo de inteligência paralela

Arte/ Metrópoles

4 de 6

Núcleo Operacional de Apoio às Ações Golpistas

Arte/Metrópoles

5 de 6

Núcleo Jurídico

Imagem colorida

6 de 6

Núcleo de Incitação Militar

Arte/Metrópoles

Câmara aprova medidas para combate transnacional de facções criminosas

0

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (12/12), um projeto de lei (PL) que propõe a criação de uma associação entre União, estados e o Distrito Federal para o combate de organizações criminosas que atuam dentro e fora do país. O texto segue para o Senado Federal.

O projeto era tido como o carro chefe da “semana da segurança” pelo coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Pública, deputado Alberto Fraga (PL-DF). Segundo ele, a proposta tem como objetivo coibir a atuação de “máfias” que atuam dentro e fora do Brasil, por meio de um trabalho interligado entre os membros federativos.

O projeto estabelece um marco legal para reprimir a ação de facções criminosas que operam nas fronteiras brasileiras, envolvendo atividades como tráfico internacional de drogas, pessoas e armas, além de lavagem de dinheiro e crimes cibernéticos.

O texto também estabelece a padronização das cadeias de custódia, uma forma de garantir o alinhamento das provas coletadas em operações de combate ao crime organizado transnacional.

Outro ponto da matéria indica a cooperação entre o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Vale pontuar que o Ministério da Justiça tem trabalhado em uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa a constitucionalização do Susp.

A aprovação do projeto aconteceu um dia depois que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, receber sugestões de alteração na PEC da Segurança Pública dos governadores, que têm demonstrado barreiras a matéria.

O texto do Fraga, no entanto, invés de dar mais poderes à União, como está previsto na PEC do Ministério da Justiça, concede uma maior autonomia aos estados no combate ao crime organizado, com poder de decisão na “Associação Interfederativa para a Cooperação no Enfrentamento ao Crime Organizado Transnacional”.

“Esse cenário evidencia a importância de uma legislação que, além de reprimir, ofereça mecanismos de prevenção e antecipação, fortalecendo a capacidade do Estado de se proteger contra as estratégias cada vez mais sofisticadas dessas redes”, diz trecho da proposta original.

A proposta original de Fraga e Alfredo Gaspar (União-AL) dispunha o excludente de ilicitude por meio da Regra de Isenção de Providência Antecipada (RIPA), para proteção dos agentes envolvidos em operações no combate ao crime organizado. Com isso, em caso de conduta ilícita dos policiais a ação não seria considerada um crime.

A preocupação dos deputados da base do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era de que a previsão do excludente de ilicitude pudesse permitir a tortura por parte dos agentes de segurança na busca por provas contra as facções criminosas.

Boletos têm novas regras e vão aceitar Pix. Entenda mudanças

0

O Banco Central (BC) aprovou, nesta quinta-feira (12/12), nova regra que possibilita o pagamento de boletos através do Pix. O pagamento será realizado através de um QR Code específico, dentro do próprio boleto.

A mudança visa agilidade, conveniência e segurança ao processo. Agora não será preciso digitar números para pagar, apenas ler o QR Code.

“Dessa forma, incorpora-se na experiência do uso do boleto de pagamento, instrumento amplamente utilizado e objeto de diversos aperfeiçoamentos de segurança ao longo dos últimos anos, a agilidade, conveniência e grande aceitação do Pix”, esclarece o BC.

Além do pagamento via Pix, o BC anunciou o boleto dinâmico, que visa trazer mais segurança nos pagamentos de dívidas, especialmente para títulos negociáveis como duplicatas escriturais. Essa nova modalidade de boleto de cobrança é vinculada diretamente ao título, evitando fraudes e erros.

Os benefícios incluem segurança, eficiência e transparência. O pagamento é direcionado automaticamente ao credor legítimo, facilitando a vida de sacados e financiadores. Além disso, o modelo tarifário é claro e justo, promovendo uma concorrência saudável.

“A criação do boleto dinâmico representa, portanto, enorme avanço no sentido de modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de uma ampla gama de empresas integrantes da economia real, principalmente as de pequeno e médio porte”, diz o BC.

O Boleto Dinâmico melhora a segurança para duplicatas escriturais, beneficiando tanto sacados quanto financiadores. Com essa inovação, os sacados podem realizar pagamentos automáticos ao credor correto, cumprindo facilmente sua obrigação e reduzindo erros. Já os financiadores recebem os recursos sem precisar realizar trocas de instrumentos, garantindo maior segurança e reduzindo riscos nas transações.

A implementação do Boleto Dinâmico depende da aprovação dos sistemas de registro autorizados pelo Banco Central. Após essa aprovação, o boleto dinâmico entrará em vigor em até seis meses. Essa medida representa um avanço significativo na modernização do sistema financeiro brasileiro.