- Publicidade - spot_imgspot_img
Home Blog

Sharenting: casal é condenado por exposição do filho nas redes sociais

0

O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) condenou um casal pela exposição exagerada da imagem do filho nas redes sociais. A juíza Maha Manasfi, da 3ª Vara da Família de Rio Branco, proibiu a divulgação de fotos ou vídeos fora do normal.

A publicação de fotos ou vídeos em datas especiais e momentos de família estão permitidos.

Leia também

Os pais foram enquadrados na prática conhecida como “sharenting”— quando pais ou representantes legais praticam superexposição da criança ou adolescentes na internet, especialmente nas redes sociais, ao ponto de dividir informações de cunho pessoal.

Para a Justiça, a alta exposição da criança pode acarretar prejuízos à dignidade do menor, principalmente no desenvolvimento psicológico e social, “pois compromete a intimidade, segurança, honra, vida privada e direito à imagem.

“Reconheço a prática de ‘sharenting’ pela requerida, conforme os argumentos expostos na fundamentação, razão pela qual determino a proibição da divulgação da relação paterno-filial, devendo qualquer conflito familiar ser tratado somente no âmbito processual, bem como de divulgação da imagem do filho menor para além do normal, salvo em datas especiais e momentos com a família, sob pena de multa, bem como a avaliação de eventual revisão das condições de guarda e convivência”, diz recorte da decisão judicial.

Caso descumpra a ordem judicial, os pais podem ser multados. Além disso, os responsáveis podem ter as condições de guarda e convivência do filho revisadas pelo Poder Judiciário. O processo foi julgado em maio deste ano e tramita em segredo de Justiça.

A juíza considerou ainda que a prática de “sharenting” viola o art. 5°, inciso 10, da Constituição Federal, e também o art. 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que assegura a proteção à identidade, ao respeito e à integridade psíquica e moral.

Advogado de Martins: “Prisão foi para forçá-lo a delatar mentiras”

0

O advogado Jeffrey Chiquini, que representa Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em ação que apura suposta tentativa de golpe de Estado, afirmou em nota que seu cliente “foi preso para forçá-lo a delatar mentiras”. Martins foi preso em 8 de fevereiro de 2024, suspeito de participação em tentativa de golpe de Estado.

O ex-assessor de Bolsonaro foi preso no âmbito da operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal para investigar a existência de uma organização criminosa no alto escalão do governo Bolsonaro e teve a preventiva revogada em agosto daquele ano. Precisa, porém, cumprir medidas como não ter perfis em redes sociais nem dar entrevistas.

Depois, Martins virou réu, com posturas investigadas no chamado núcleo 2, separado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Os integrantes do núcleo 2 são acusados de ter usado a máquina pública para manter Bolsonaro no poder.

Em nota, lançada pelo advogado durante depoimento de Mauro Cid, no STF, nesta segunda-feira (14/7), Chiquini criticou com veemência a prisão e disse que Martins: “Resistiu”.

“Foi pressionado para construir uma narrativa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Resistiu. Foi colocado numa solitária, mas não cedeu. Deixou claro que preferia morrer na cadeia a acusar falsamente pessoas inocentes. E agora, por ter resistido, tentam silenciá-lo”, afirmou.

Ainda na nota, Chiquini ressaltou que “como advogado de Filipe Martins, afirmo com absoluta convicção: meu cliente foi mantido preso ilegalmente por mais de seis meses, sem indiciamento, sem denúncia, sob pressão e sob tortura, com base numa acusação tão absurda quanto falsa, uma viagem que ele jamais realizou e que ele sequer era proibido de realizar. Hoje o Brasil todo sabe disso. E, como essas ilegalidades foram expostas publicamente a todos, o Filipe segue sob censura, sem poder se manifestar, sem poder conceder entrevistas e é proibido até de ser filmado ou fotografado”.

Audiência

Ao alegar ter recebido, nos últimos dias, um volume expressivo de documentos enviados pela Polícia Federal (PF), às vésperas do início das oitivas de testemunhas dos núcleos 2, 3 e 4 da suposta trama golpista, o advogado Jeffrey Chiquini pediu que a audiência de hoje fosse adiada, argumentando que não teve tempo hábil para analisar todo o material.

Moraes, então, interrompeu e rejeitou o pedido, afirmando que os documentos entregues aos advogados não integram, na íntegra, a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) – e, por isso, não havia motivo para suspender a oitiva.

Quando o advogado insistiu, Moraes interveio novamente. “Enquanto eu falo, o senhor fica quieto”, disse o ministro.

Oitiva

O ex-ajudante de ordens Mauro Cid falou nesta segunda como “informante do juízo” na oitiva que trata das ações dos núcleos 2, 3 e 4 da suposta trama golpista.

Durante a manhã, o juiz auxiliar de Alexandre de Moraes, Rafael Henrique, ouviu as testemunhas de acusação intimadas pela Procuradoria-Geral da República. No período da tarde, Cid é ouvido pelo ministro Alexandre de Moraes, que conduz a oitiva da tarde após ausência pela manhã.

Antes de ouvir Cid, falaram as testemunhas da PGR Clebson Ferreira de Paula Vieira e Adiel Pereira Alcântara, sem a presença do ministro Alexandre de Moraes e do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Cantor sertanejo morre após cair de carroceria e ter edema cerebral

0

O cantor sertanejo Felipe Alves, que fazia dupla com Raphael, morreu aos 24 anos nesta segunda-feira (14/7). Ele estava internado em estado grave após cair da carroceria de uma caminhonete. A informação foi divulgada nas redes sociais da dupla.

“Hoje o dia não amanheceu como esperávamos… Era pra ser mais um capítulo de um projeto lindo, cheio de sonhos, coragem e música. Um projeto da dupla Felipe & Raphael, que nasceu do coração e da amizade verdadeira, regado com talento, fé e muita vontade de vencer”, diz um trecho do texto.

3 imagensCantor sertanejo Felipe AlvesCantor sertanejo Felipe AlvesFechar modal.1 de 3

Dupla Felipe & Raphael

Reprodução/Redes sociais2 de 3

Cantor sertanejo Felipe Alves

Reprodução/Redes sociais3 de 3

Cantor sertanejo Felipe Alves

Reprodução/Redes sociais

Felipe Alves caiu no último domingo (13/7) e foi levado rapidamente para o hospital. Segundo informações de amigos, o veículo em que ele estava arrancou bruscamente e o artista caiu de cabeça no chão.

No hospital, o sertanejo teve diagnóstico de edema cerebral. Apesar de todos os esforços médicos, Felipe não resistiu e morreu na manhã desta segunda-feira (14/7).

Amizade de anos

Felipe e Raphael eram amigos desde a infância e compartilhavam a paixão pela música. Eles decidiram formar a dupla em 2024 e se preparavam para lançar um EP.

Leia também

Nas redes sociais, Raphael lamentou a partida do amigo: “Sempre vou lembrar de você sorrindo, cantando, motivando e cuidando de todos à sua volta. Obrigado por acreditar no meu sonho e me incluir no seu.”

Leia a nota da morte de Felipe na íntegra:

“Hoje o dia não amanheceu como esperávamos… Era pra ser mais um capítulo de um projeto lindo, cheio de sonhos, coragem e música. Um projeto da dupla Felipe & Raphael, que nasceu do coração e da amizade verdadeira, regado com talento, fé e muita vontade de vencer.

Mas hoje, com o coração em pedaços, compartilhamos que o nosso querido Felipe não está mais entre nós. Ele partiu… partiu cedo demais…

Agora está ao lado do Criador, no céu que ele tanto olhava com esperança, com sua alma leve e sua voz eternamente viva.

Felipe era mais do que um artista, era luz, era alegria, era coragem, era perseverança. Por onde passou, deixou sorrisos, deixou semente.

Deus tem um propósito pra cada um, e o propósito dessa vez foi chamá-lo de volta.

O sonho dele sempre foi cantar para o mundo… e agora, ele vai cantar no céu, com os anjos. Mas aqui, nós seguiremos representando, com a mesma força e o mesmo amor que ele carregava em cada nota, em cada ensaio, em cada música.

Vai em paz, Felipe. Te amaremos pra sempre.”

Veja também:

Cliente dá golpe do falso Pix e leva R$ 15 mil em materiais para obras

0

O Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) da Polícia Civil de Goiás (PCGO) cumpriu um mandado de busca nesta quinta-feira (10/7), em Valparaíso (GO), no Entorno do Distrito Federal, contra um investigado por fazer transações fraudulentas via Pix.

Um dos comércios onde o suspeito atuou foi uma loja de materiais de construção em Águas Lindas (GO), também no Entorno, em que o investigado simulou um pagamento, mas não teria chegado a concretizá-lo.

Veja imagens da operação:

3 imagensSuspeito teria cometido crime de estelionatoOperação cumpriu mandado de busca e apreensãoFechar modal.1 de 3

Operação contra investigado ocorreu na manhã desta quinta-feira (10/7)

PCGO/Reprodução2 de 3

Suspeito teria cometido crime de estelionato

PCGO/Reprodução3 de 3

Operação cumpriu mandado de busca e apreensão

PCGO/Reprodução

O golpe gerou um prejuízo aproximado de R$ 15 mil. Entre os itens levados e não pagos pelo investigado estão: tijolos; brita; areia; cimento; equipamentos de proteção individual (EPIs); kit câmeras; e telhas.

Leia também

O dono da loja de materiais de construção suspeitou do volume de transações feitas pelo cliente e percebeu que os valores dos produtos não haviam entrado na conta bancária dele. Então, procurou uma delegacia para denunciar o caso.

Durante as buscas nesta quinta-feira (10/7), equipes do Geic e da 17ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) encontraram um celular usado pelo suspeito para manter contato com o comerciante.

Se o caso chegar à Justiça, o investigado deve responder pelo crime de estelionato, cuja pena pode chegar a 5 anos de prisão.

Chapada dos Veadeiros: festa religiosa relembra luta contra escravidão

0

Um dos eventos mais emblemáticos do Cerrado, a Caçada da Rainha 2025 deve reunir cerca de 20 mil pessoas entre os dias 11 e 14 de julho, em Colinas do Sul, cidade da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Muito mais que uma celebração religiosa, a festa carrega um forte simbolismo histórico: sua origem remonta ao fim da escravidão no Brasil.

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás, a festa mistura teatro popular, batuque ancestral, fé e resistência. A tradição nasceu, segundo relatos populares, da fuga simbólica da Princesa Isabel após a assinatura da Lei Áurea, temendo represálias. Refugiada na mata e protegida por sua guarda mascarada, ela teria sido procurada pelo imperador Dom Pedro II, que prometeu uma grande celebração caso a encontrasse com vida. Assim teria surgido o rito que se tornou símbolo de liberdade e identidade para o povo colinense.

A celebração foi trazida a Colinas do Sul no fim do século XIX, por Sebastião da Silva Coelho, vindo do Arraial de São Félix. Em 1954, Herculana da Silva Coelho foi coroada a primeira Rainha da festa, consolidando a tradição transmitida até os dias de hoje.

“É um momento de renovação espiritual, mas também de fortalecimento da coletividade. A festa é da fé, mas também é do povo”, destaca Marina Silva, liderança comunitária em Colinas.

Encenação no cerrado

A programação começa nesta quinta-feira (11/7), com um show-baile, e segue até a segunda-feira (14/7), com missas, cortejos e apresentações culturais. Nomes como João Bosco & Gabriel, Zé Vitor & Rael, Gustavo Moura & Rafael e Luana Magalhães integram as atrações musicais.

O ponto alto ocorre no domingo (13), com a encenação da Caçada da Rainha. A corte — formada por Rei Onofre Paulista, Rainha Raphaela Costa, Imperador Pablo Thiago e Imperatriz Samantha Rocha — se esconde no cerrado, protegida por caretas, enquanto cavaleiros saem em busca da rainha. Quando ela é finalmente encontrada, é recebida com fogos, aplausos e emoção coletiva.

A celebração segue com o tradicional Batuque da Rainha, no qual mulheres dançam com saias rodadas e equilibram garrafas na cabeça, ao som da “onça”, instrumento africano que embala o ritmo do lundu. A bebida típica, o leite de onça, também é servida à comunidade.

“Cada pouso, cada batuque, cada garrafa equilibrada carrega um pedaço da nossa história”, completa Marina Silva.

5 imagensReconhecida como patrimônio imaterial de Goiás, a festa mistura teatro, batuque e religiosidadeA Caçada da Rainha 2025 deve reunir cerca de 20 mil pessoas em Colinas do Sul (GO)Grupos percorrem a zona rural a cavalo, levando as bandeiras do Divino e de Nossa SenhoraA tradição tem origem no fim da escravidão e celebra liberdade, fé e identidadeFechar modal.1 de 5

A encenação central da festa simula a busca pela Rainha, escondida no cerrado

@zetorresmo2 de 5

Reconhecida como patrimônio imaterial de Goiás, a festa mistura teatro, batuque e religiosidade

@zetorresmo3 de 5

A Caçada da Rainha 2025 deve reunir cerca de 20 mil pessoas em Colinas do Sul (GO)

@zetorresmo4 de 5

Grupos percorrem a zona rural a cavalo, levando as bandeiras do Divino e de Nossa Senhora

@zetorresmo5 de 5

A tradição tem origem no fim da escravidão e celebra liberdade, fé e identidade

@zetorresmo

 

Devoção e partilha

Além da encenação, a festa se estende por cerca de duas semanas, com os grupos Giro de Cima e Giro de Baixo percorrendo a zona rural a cavalo. Levando as bandeiras do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora do Rosário, os foliões são recebidos com orações, danças como a catira, e refeições típicas — um momento de partilha e devoção que une a comunidade.

A culinária regional também tem papel importante, com pratos tradicionais sendo servidos nos pousos, reforçando o elo entre fé, cultura e sabor.

“A Caçada da Rainha movimenta o turismo local e a expectativa é de que milhares de pessoas passem por Colinas neste ano”, afirma Lauro Jurgeaitis, presidente da Associação Veadeiros.

Cultura viva do Cerrado

O reconhecimento como patrimônio estadual, em 2023, reforça a importância de manter viva essa tradição que celebra a liberdade conquistada, a fé coletiva e o protagonismo popular. Realizada pela Prefeitura de Colinas do Sul, com apoio das secretarias municipais de Turismo e de Educação e Cultura, a festa é uma expressão viva do povo do cerrado.

Mais do que um evento religioso ou turístico, a Caçada da Rainha é memória encenada, fé que pulsa, cultura que gira e se reinventa com o tempo e com o povo.

A programação completa está disponível em:
🔗 www.visitveadeiros.com.br/cacadadarainha

Vídeo: trio invade casa e aterroriza família: “Vão morrer queimados”

0

Uma família foi surpreendida por três assaltantes na noite dessa sexta-feira (11/7) no bairro Parque Estrela D’Alva VIII, Luziânia (GO). Os autores invadiram a casa das vítimas e, armados, tomaram cartões de crédito enquanto faziam diversas ameaças.

2 imagensCaso aconteceu na sexta-feira (11/7)Fechar modal.1 de 2

Família foi roubada e ameaçada na própria casa, em Luziânia (GO)

Material obtido pelo Metrópoles2 de 2

Caso aconteceu na sexta-feira (11/7)

Material obtido pelo Metrópoles

O vídeo mostra os três bandidos encapuzados empunhando facas e um machado. Eles acuam uma mulher, uma criança e uma adolescente, exigindo que eles passem senhas de cartões de crédito.

Em determinado momento, um dos bandidos ameaça atear fogo nas vítimas. “Nós vamos lá gastar esse dinheiro. Se nós ‘voltar’ aqui e estiver errado esse ‘bagulho’, nós vamos queimar vocês todos aqui dentro”, diz um dos assaltantes.

Assista:

Conforme mostra o vídeo, os bandidos agem com violência contra as vítimas. Um deles grita, amedronta e, em determinado momento, puxa os óculos da mulher e arremessa no chão. Em seguida, ergue o machado e ameaça golpear a família, que, abraçada, pede calma aos assaltantes.

Mais adiante nas imagens, as vítimas passam as senhas dos cartões de crédito da família para os bandidos enquanto eles seguem aterrorizando: “Não brinca comigo, não”, esbraveja um deles. “Cadê o dinheiro?”, grita outro.

A mulher que aparece nas imagens contou à Polícia Civil de Goiás (PCGO) que, ao chegar do trabalho, já se deparou com os três indivíduos encapuzados intimidando os dois filhos dela. Os bandidos pediam dinheiro e cartões de crédito.

Pouco tempo depois, os assaltantes ouviram alguém chegando e fugiram pulando o muro da casa. Até a última atualização desta reportagem, eles não haviam sido identificados e nem presos.

A família perdeu três cartões de crédito e um aparelho celular. A PCGO segue investigando o caso e buscando os autores.

Homem mata a própria mãe e confessa crime: “Um inferno na minha vida”

0

Um homem de 27 anos foi preso após esfaquear a própria mãe em casa, na manhã deste sábado (12/7), no bairro Jardim América III em Águas Lindas (GO). A mulher não resistiu e morreu no local.

A Polícia Militar de Goiás (PMGO) foi acionada e prendeu em flagrante o autor, identificado como Renan dos Santos Nascimento (foto em destaque). No momento da prisão, Renan confessou o crime e disse que a mãe, Sunamita Angélica dos Santos Cruz, 56 anos, fazia “um inferno” na vida dele.

O autor justificou dizendo ainda que teria sido abusado sexualmente na infância com a conivência da mãe. “Ela vivia incentivando minha mulher a me trair; acobertou o cara que passou a vida abusando de mim, eu passei a vida sendo abusado. Ela estava incentivando os meus filhos a brincar de boneca”, declarou o homicida.

Assista:

8 imagensRenan é autor do crimeEle foi preso em flagrantePMGO prendeu o indivíduoSunamita Angélica dos Santos Cruz foi morta aos 56 anosEla foi golpeada no pescoço e não resistiuFechar modal.1 de 8

Renan dos Santos Nascimento, 27 anos

Material obtido pelo Metrópoles2 de 8

Renan é autor do crime

Material obtido pelo Metrópoles3 de 8

Ele foi preso em flagrante

Material obtido pelo Metrópoles4 de 8

PMGO prendeu o indivíduo

Material obtido pelo Metrópoles5 de 8

Sunamita Angélica dos Santos Cruz foi morta aos 56 anos

Material obtido pelo Metrópoles6 de 8

Ela foi golpeada no pescoço e não resistiu

Material obtido pelo Metrópoles7 de 8

Samu encontrou a mulher já sem vida

Material obtido pelo Metrópoles8 de 8

Faca usada no crime

Material obtido pelo Metrópoles

O homem disse que começou a discutir com a mãe no momento em que estava dando banho nos filhos. Eles teriam iniciado uma luta corporal, quando Renan pegou uma faca e atingiu o pescoço da vítima. “Eu estava dando banho nas crianças e ela ficava só brigando comigo. Essa mulher estava fazendo um inferno na minha vida”, declarou.

Leia também

De acordo com depoimentos de testemunhas, registrados junto à Polícia Civil de Goiás (PCGO), Renan contou o crime aos vizinhos e pediu que eles acionassem a polícia. Quando os militares chegaram à cena do crime, encontraram a mulher caída no chão da sala.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito. A PCGO investiga o caso.

Fortaleza anuncia a demissão do treinador Juan Vojvoda. Confira

0

Juan Pablo Vojvoda não é mais técnico do Fortaleza. O treinador foi demitido, na tarde desta segunda-feira (14/7), após derrota para o Ceará por 1 x 0, no último domingo (13/7). O Laion não vence há nove jogos, sendo seis derrotas seguidas. Em vídeo, nas redes sociais, o clube nordestino comunicou o desligamento do profissional. Assista:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Fortaleza Esporte Clube (@fortalezaec)

3 imagensFechar modal.1 de 3

O argentino é o primeiro treinador estrangeiro a ser campeão da Copa do Nordeste

2 de 3

Wagner Meier/Getty Images3 de 3

Miguel Schincariol/Getty Images

Leia também

O treinador deixa o clube cearense após cinco temporadas no comando técnico. Vojvoda chegou em maio de 2021 e, desde então, conquistou três Campeonatos Cearenses (2021, 2022 e 2023) e duas Copas do Nordeste (2022 e 2024).

Além disso, o argentino levou o Fortaleza a uma semifinal de Copa do Brasil (2021), três Libertadores (2022, 2023 e 2025) e uma final de Sul-Americana (2023). Com o comandante, o time ficou duas vezes no G4 do Campeonato Brasileiro (2021 e 2024).

Por tudo o que fez pelo Leão do Pici, Vojvoda é considerado, por grande parte dos torcedores, o maior técnico da história do clube.

Ao todo, foram 309 jogos, 144 vitórias, 77 empates e 88 derrotas.

Vídeo: os gols que fizeram Kaio Jorge assumir artilharia do Brasileiro

0

Kaio Jorge foi o nome da vitória do Cruzeiro por 4 x 1 sobre o Grêmio, no último domingo (14/7). O atacante cruzeirense foi responsável por invocar gritos de gol da torcida celeste em três oportunidades. Os três pontos conquistados mantiveram o Cabuloso na segunda colocação, empatado com os mesmos 27 pontos do líder Flamengo.

Veja os gols da partida:

3 imagensKaio marcou três gols no último jogo do CruzeiroO centro avante está a três gols de empatar com o artilheiro da temporada passada inteiraFechar modal.1 de 3

Kaio Jorge é o artilheiro do Brasileirão

Gustavo Aleixo/Cruzeiro2 de 3

Kaio marcou três gols no último jogo do Cruzeiro

Gustavo Martins/ EC Cruzeiro3 de 3

O centro avante está a três gols de empatar com o artilheiro da temporada passada inteira

Pedro Vilela/Getty Images

O Cruzeiro não assumiu a liderança do campeonato, mas Kaio Jorge tornou-se o número um da artilharia. No começo da rodada, Arrascaeta, do Flamengo, era o jogador com maior número de gols do Brasileirão, com nove. O cruzeirense ocupava a segunda posição, com um gol a menos que o uruguaio e empatado com Vegetti, do Vasco.

Leia também

Mas a noite foi de inspiração para KJ, que atingiu a marca de 11 gols e se tornou o artilheiro da competição.

O número surpreende já que, em 13 rodadas, Kaio tem quase um gol por jogo. Enquanto o jogador do Cruzeiro já soma 11 gols, na temporada anterior, o maior goleador, Yuri Alberto, marcou 15 em 38 rodadas.

Série D: assista ao vivo e com imagens Marcílio Dias-SC e Barra-SC

0

O Metrópoles transmite, ao vivo e com imagens, a partida entre Marcílio Dias-SC e Barra-SC, pela Série D do Campeonato Brasileiro. As equipes entram em campo nesta segunda (14/7), às 20h, horário de Brasília.

O Barra é o líder do grupo A8, já classificado para a segunda fase. O Marcílio Dias-SC tem quatro pontos de vantagem para o primeiro time fora do G4 e pode se classificar com uma vitória na rodada.

Leia também

Metrópoles na Série D do Campeonato Brasileiro

As transmissões serão realizadas no YouTube do portal Metrópoles. Clique aqui para acessar. Além da transmissão dos jogos, você acompanhará, diariamente, tudo sobre os confrontos em nosso portal. 

A exibição das partidas da Série D do Campeonato Brasileiro é mais uma atração do Grupo Metrópoles, que conta também com o Metrópoles Sports, Metrópoles Music e Metrópoles Endurance. 

O Metrópoles transmite pelo YouTube, ao vivo e com imagens, 16 jogos da 12ª rodada da Série D neste fim de semana. Confira a lista completa:

Sábado (12/7)

  • FC Cascavel-PR 2 x 1 Cianorte-PR – 15h30
  • Altos-PI 4 x 2 Parnahyba-PI – 16h
  • Operário-MS 1 x 1 Uberlândia-MG – 16h
  • Sampaio Corrêa-MA 2 x 0 Tocantinópolis-TO – 16h
  • Trem-AP 1 x 3 GAS-RR – 16h
  • Souza-PB 0 x 1 Treze-PB – 16h30
  • Portuguesa-SP 2 x 1 Água Santa-SP – 17h
  • Sergipe-SE 1 x 2 Lagarto-SE – 17h

Domingo (13/7)

  • Azuriz-PR 0 x 0 Joinville-SC – 15h00
  • Tuna Luso-PA 2 x 1 Manauara-AM – 15h00
  • Capital-DF 2 x 2 Ceilândia-DF – 15h30
  • Penedense-AL 0 x 1 Asa-AL – 16h00
  • Santa Cruz-PE 1 x 1 Santa Cruz-RN – 17h00
  • Manaus-AM 3 x 3 Águia de Marabá-AP – 17h30
  • América de Natal-RN 0 x 0 Central-PE – 19h00

Segunda (14/7)

  • Marcílio Dias-SC x Barra-SC – 20h
Leia também

Governo Trump: presidente enviou carta impondo consequências a Moraes

0

Darren Beattie, alto funcionário em Diplomacia Pública do Departamento de Estado dos Estados Unidos, publicou na conta oficial da pasta, nesta segunda-feira (14/7), uma ameaça ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, afirmando que o presidente dos EUA, Donald Trump, mandou uma carta impondo consequências ao brasileiro.

“O presidente Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas à Suprema Corte de Moraes e ao governo Lula por seus ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio americano. Tais ataques são uma vergonha e estão muito aquém da dignidade das tradições democráticas do Brasil. As declarações do presidente Trump são claras. Estaremos observando atentamente”, diz a postagem.

Leia também

Trump, tarifas, Brasil e Bolsonaro

Na quarta passada (9/7), Trump anunciou uma tarifa de 50% aos produtos brasileiros como uma espécie de punição ao cerco judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado dele. Trump classifica como “vergonhosa” a forma como o ex-presidente está sendo pela Justiça brasileira tratado e cita as ações contra redes sociais no Brasil.

Entorno: homem mata cunhado e atira na própria mãe em chá revelação

0

A Polícia Militar de Goiás (PMGO) prendeu em flagrante um homem suspeito de matar a tiros o cunhado e balear a própria mãe, durante um chá revelação, nesta segunda-feira (14/7). O crime aconteceu em Águas Lindas de Goiás, Entorno do DF.

Veja imagens do momento do crime: 

 

Nata Antunes de Farias, de 23 anos, já possuía um mandado de prisão expedido pela Justiça do DF por crimes de roubo, além de extensa ficha criminal.

De acordo com informações da PMGO, o crime foi motivado por uma discussão familiar.

O autor utilizou um revólver calibre 38. Depois de efetuar os disparos, ele arremessou a arma em área de mata.

Leia também

 

Mãe e filha mantidas em cárcere são salvas após vizinho achar bilhete

0

Uma mulher e a filha dela foram resgatadas de uma situação de cárcere privado após um vizinho encontrar bilhetes com pedidos de socorro jogados pela janela. O caso ocorreu em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (RMC). O suspeito foi preso em flagrante pela Polícia Militar (PMPR), no último sábado (12/7)

Segundo a polícia, elas estavam sendo mantidas amarradas em um quarto, desde a última quinta-feira (10/7), por um conhecido da família que invadiu o apartamento. O delegado Gustavo de Pinho conta que as vítimas relataram que o suspeito alugou um imóvel delas em 2023 – por isso tinha as chaves – e teve um relacionamento amoroso com uma prima das vítimas.

Leia também

A PM foi acionada por um morador do condomínio que relatou ter encontrado os bilhetes com pedido de socorro. Em um deles, estava escrito: “Quero pedir socorro pois estou em cárcere privado desde quinta pela manhã. Eu e minha mãe. Se a polícia vier, sem alarde, por favor. É melhor entrarem pela sacada! Avise o condomínio. Obrigada!”, diz um dos bilhetes”.

No local, o morador conduziu os policiais até o apartamento onde as vítimas estavam. Ao entrarem no imóvel, os agentes encontraram mãe e filha amarradas com abraçadeiras plásticas. Elas contaram que o homem responsável havia fugido pulando para o apartamento vizinho.

Com apoio de outro morador, que também é policial militar, as equipes entraram no apartamento ao lado e encontraram o suspeito, que foi preso em flagrante.

Governo Lula marca reuniões com indústria e agro para reagir a Trump

0

O governo federal terá duas agendas separadas, uma com representantes da indústria e outra com nomes do agronegócio, para desenhar a resposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à taxação de 50% anunciada pelo governo dos Estados Unidos contra o Brasil. O grupo que estuda a resposta do Planalto é coordenado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que garantiu, nesta segunda-feira (14/7), que o diálogo com os setores produtivos será permanente.

Todas as agendas devem contar com os ministros da Casa Civil, Relações Exteriores e Fazenda. A primeira ocorrerá às 10h, com representantes da indústria. Segundo Alckmin, que acumula à vice-presidência o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços indústria (MDIC), estarão nomes das áreas de aviação, aço, alumínio, celulose, máquinas, calçados, sapatos, móveis e autopeças. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi convidado.

Às 14h, será a vez da agenda com os representantes do agronegócio. Serão nomes de setores de suco de laranja, carnes, frutas, mel, couro e pescados. Nesse caso, também foram convidados à mesa o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério da Pesca.

Leia também

“Não vai se limitar a amanhã, vamos dar continuidade a esse trabalho. Também convidaremos empresas americanas, porque há a integração de cadeia. Somos o 3º comprador do carvão siderúrgico dos Estados Unidos. Fazemos o aço semiplano e vendemos para os EUA, que faz o produto acabado, o motor, o automóvel. Então há uma integração. As empresas americanas também serão atingidas. Então vamos conversar com as companhias, entidades e Câmara Americana de Comércio (Amcham)”, disse Alckmin.

Ainda de acordo com o vice-presidente, os decretos relacionados à reação brasileira à tarifa de 50% anunciada devem sair ainda nesta segunda-feira, em edição extra do Diário Oficial, ou na publicação desta terça-feira (15/7). Um vai regulamentar a Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso no primeiro tarifaço de Trump, e outro vai detalhar a criação do comitê para analisar o cenário junto aos setores.

Lula quer aproximação com empresários

O governo espera que o comitê e o esforço conjunto para encontrar uma saída de proteger o mercado brasileiro ajudem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a inaugurar um novo momento de aproximação com o empresariado brasileiro. A relação do setor produtivo com o Planalto não foi boa até o momento deste terceiro mandato do petista, principalmente após a crise do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o pacote arrecadatório enviado pela Fazenda.

Na última quarta-feira (9/7), Trump anunciou que, a partir de 1º de agosto, os produtos brasileiros vendidos para os Estados Unidos serão taxados em 50%. O presidente norte-americano alegou que as medidas foram adotadas em virtude do que ele chamou de “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que enfrenta processos no Judiciário.

Réus vão a depoimentos ao STF e dão “pitaco” em atuação de advogados

0

Os réus do núcleo 2 da ação penal que julga suposta trama golpista que pretendia manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder atuaram ativamente nas oitivas das testemunhas de acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) na manhã desta segunda-feira (14/7), em audiência virtual no Supremo Tribunal Federal (STF).

As duas testemunhas foram arroladas pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques e a ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça Marília Ferreira de Alencar funcionaram como “braço” dos seus advogados, indicando perguntas e pontos a serem ressaltados às testemunhas.

Enquanto os advogados indagavam Clebson Ferreira de Paula Vieira e Adiel Pereira Alcântara, Silvinei e Marília os instruíam nas sessões por videoconferência, sugerindo perguntas. O áudio das instruções “vazava” para quem acompanhava a audiência diretamente da Primeira Turma.

Clebson e Adiel foram chamados como testemunhas por terem colaborado nas investigações sobre as blitze da PRF no segundo turno das eleições de 2022 — principal acusação contra os integrantes do núcleo, que teriam supostamente dificultado o deslocamento de eleitores de Lula (PT).

Um dos momentos em que ficou evidente a “contribuição” dos réus ocorreu quando Adiel, ex-coordenador de inteligência da PRF, afirmou que as ordens sobre a fiscalização de ônibus e vans que saíam de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro para o Nordeste partiam de Silvinei — Adiel citou que o comentário teria sido feito por Djairlon Henrique Moura, ex-diretor de inteligência. Silvinei pediu que seu advogado questionasse a testemunha sobre essa afirmação, que ele considerava incorreta.

Mesmo assim, Adiel reafirmou sua versão, inclusive o que já dissera no núcleo 1: que, após todas as ordens dadas por Silvinei a Djairlon, sua impressão era de que havia um policiamento direcionado. Silvinei balançava a cabeça de forma negativa.

“Não sou burro”

Marília também orientou a defesa dela durante a audiência. Em um dos momentos mais tensos, a testemunha Clebson respondeu, irritado, “não sou burro”, após a defesa repetir a mesma pergunta várias vezes.

Clebson contou que, a pedido de Marília, mapeou os municípios onde Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve mais de 75% dos votos, elaborando o relatório no Microsoft Power BI (Business Intelligence) e imprimindo-o para ela. Ele disse ter ficado “triste” por o relatório ter sido usado de forma deturpada por sua chefe.

Quando ele mencionou isso, a defesa de Marília, a pedido dela própria, o interrompeu para que esclarecesse de onde havia concluído que o relatório fosse usado para fins ilícitos. O questionamento gerou um atrito entre Clebson e a defesa da ré.

Além de Marília e Silvinei, outros réus do núcleo 2 também acompanharam a audiência, como o ex-assessor Marcelo Câmara — sozinho, direto do Complexo Penitenciário da Papuda — e Fernando de Sousa Oliveira, ex-número 2 de Anderson Torres na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e servidor do Ministério da Justiça na época das blitzes, que participou acompanhado do advogado, mas sem intervir nas perguntas.

Homem morre intoxicado por fumaça ao tentar consertar carro na Bahia

0

Um homem foi encontrado morto nesse sábado (12/7), na casa onde morava, no bairro Sete de Abril, após se intoxicar com monóxido de carbono – a fumaça emitida por escapamentos de veículos – enquanto consertava seu próprio carro.

Leia também

O corpo de Cleber da Silva Souza, de 37 anos, foi encontrado por policiais militares. A Polícia Civil, em conjunto com o Departamento de Polícia Técnica (DPT) fará perícias para investigar as circustâncias da morte.

Confira a reportagem completa no Correio 24 horas, parceiro do Metrópoles.

 

Técnico de som é executado pelo CV após ser contratado para paredão

0

Um técnico de som identificado como Ernandes dos Santos Pereira Filho, de 25 anos, virou mais uma vítima do tribunal do crime em Salvador, Bahia, na madrugada de domingo (13/7). Nando Som, como é conhecido, foi contratado para levar um paredão para o bairro do Arraial do Retiro. No local, entretanto, ele teve o celular vasculhado por traficante e acabou executado com diversos tiros no rosto.

Leia também

É isso o que confirma uma fonte consultada pela reportagem. “Ele era técnico de som, tinha até nas redes sociais um perfil onde divulgava o trabalho dele com som paredão, aquele som automotivo. Por isso, foi contratado para o paredão, mas, no local, a informação é que ele teve o celular vasculhado por traficantes que, por algum motivo, mataram ele”, conta um policial, que pede para não ser identificado.

Leia a reportagem completa no Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.

Filme de Marília Mendonça quer atriz disposta a mudar corpo para papel

0

Em meio à disputa pela guarda do filho de Marília Mendonça, o filme sobre a vida da cantora começa, aos poucos, a sair do papel. Em fase de pré-produção, a equipe de elenco deu início à busca por uma atriz para assumir o papel da Rainha da Sofrência.

No início do mês, o diretor de elenco Luciano Baldan publicou uma chamada de testes. Segundo o anúncio, a produção procura atrizes com idade entre 18 e 30 anos e traços físicos semelhantes aos da artista.

6 imagensMarília Mendonça morreu aos 26 anosMarília Mendonça e Gabriel Diniz sofreram acidentes aéros. Eles se deslocavam de avião na tentativa de chegar mais rápido aos seus destinosAvião que transportava a cantora e outras quatro pessoas caiuMarília MendonçaMarília MendonçaFechar modal.1 de 6

Marília Mendonça

Reprodução/Instagram2 de 6

Marília Mendonça morreu aos 26 anos

Reprodução3 de 6

Marília Mendonça e Gabriel Diniz sofreram acidentes aéros. Eles se deslocavam de avião na tentativa de chegar mais rápido aos seus destinos

Reprodução4 de 6

Avião que transportava a cantora e outras quatro pessoas caiu

Reprodução/Instagram5 de 6

Marília Mendonça

Reprodução/Instagram6 de 6

Marília Mendonça

Reprodução/Instagram

Um dos pontos destacados na seleção é a necessidade de disponibilidade para “possíveis adaptações físicas, como ganho ou perda de peso significativos”, mudanças que serão acompanhadas por uma equipe especializada.

Leia também

Além da semelhança física, a atriz também precisa demonstrar habilidades vocais para dar vida aos sucessos de Marília. Caso não seja cantora, a profissional passará por preparação vocal ao longo do processo.

O diretor Luciano Baldan foi responsável por montar elencos de sucesso para produções como Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, Maníaco do Parque, Senna e A Menina Que Matou Os Pais.

A cinebiografia sobre Marília, produzida pela Prime Video, foi anunciada em setembro de 2023. Na época, Dona Ruth — que atualmente disputa a guarda do neto com o cantor Murilo Huff — celebrou a produção em entrevista:

“Estou muito ansiosa porque esse filme será a oportunidade de contarmos a verdade sobre Marília. E uma história muito sofrida e muito bonita. E vamos contar sem maquiar nada. Muita gente conheceu a Marília já no auge e não tem ideia do que ela viveu desde pequena”, disse ao portal Hugo Gloss.

Veja também:

Vice-prefeito é indiciado por furar pneu de carro de prefeita

0

O vice-prefeito de Lages (SC), Jair Júnior, foi indiciado por dano ao patrimônio público. A Polícia Civil catarinense informou, nesta segunda-feira (14/7), que o político responde desde maio por ter fixado um prego no pneu de um carro oficial usado pela prefeita Carmen Zanotto (Cidadania).

Conforme a investigação, o inquérito foi encaminhado ao Ministério Público em 30 de maio e embasado em imagens de câmeras de segurança. Os registros mostram que Jair foi a única pessoa a estar próxima ao veículo no dia da ocorrência. O laudo pericial indicou que o prego realmente foi colocado no pneu.

Leia também

A data da ocorrência e informações sobre motivação não foram divulgadas. O processo tramita em segredo de justiça e o Ministério Público informou que já recebeu o inquérito, mas ainda não ofereceu denúncia em relação ao caso.

 

A “sorte” que levou Sinner de quase eliminado à campeão de Wimbledon

0

Jannik Sinner conquistou o primeiro título de Wimbledon na carreira, mas, por trás disto, há algo que pode ser descrito como “sorte”. Nesse domingo (13/7), nos gramados tradicionais – ou até sagrados – do tênis, a vitória por 3 sets a 1 em cima do algoz, Carlos Alcaraz, foi mais que uma vitória inédita para a Itália na competição e uma revanche pelo acontecido entre eles em Paris.

3 imagensNúmero um do mundo, Sinner quase não passou das oitavas de final de WimbledonSinner venceu Djokovic na semifinalFechar modal.1 de 3

O adversário de Sinner nas oitavas se lesionou durante a partida

2 de 3

Número um do mundo, Sinner quase não passou das oitavas de final de Wimbledon

Shi Tang/Getty Images3 de 3

Sinner venceu Djokovic na semifinal

Tim Clayton/Getty Images

Os dois tenistas carregam o que parece ser a nova hegemonia do tênis mundial. Alcaraz versus Sinner, ao que tudo indica, é a rivalidade do nível Federer e Nadal. Contudo, o italiano quase não realizou a revanche que era tão esperada, depois da vitória dramática do espanhol em Roland Garros, em junho deste ano.

Leia também

No dia 7 de julho, Grigor Dimitrov estava sendo o responsável por eliminar o número 1 do Ranking ATP de Wimbledon. O búlgaro vencia a partida das oitavas de final por dois sets a zero. Sinner estava a uma etapa de ser eliminado, mas, para a alegria dos italianos e dos supersticiosos, o destino que já parecia traçado, mudou em segundos.

Com o terceiro set empatado por 2 x 2, Dimitrov largou a raquete. Uma lesão no músculo do peitoral virou tudo do avesso. A expressão do lado búlgaro da quadra era de dor. Física, por conta de uma lesão que causava dificuldade para respirar, e moral, por ter acontecido naquele momento, quando quatro games o separavam de eliminar o atual melhor tenista do mundo.

A contusão impossibilitou Dimitrov de prosseguir e a vitória por W.O. foi concedida para Sinner.

Graças a coincidência ou sorte, Sinner se salvou na competição. E não só isso, não perdeu mais. Eliminou o segundo maior campeão de Wimbledon e tenista com mais jogos no torneio, Novak Djokovic.

Sob os olhares de Buckingham, na terra do Rei, o jovem de 23 anos foi campeão. Nenhum lugar melhor para acontecer uma história que deixa a final em segundo plano, se não na Meca da modalidade.