- Publicidade -
spot_img
HomeMundoGrupo de 97 universitários é detido pela polícia na Turquia

Grupo de 97 universitários é detido pela polícia na Turquia

- Publicidade -

Um grupo de 97 estudantes universitários da Turquia foi detido nessa terça (13/5), em Istambul. Os alunos protestavam na Universidade Bogazici, na cidade turca, contra a conferência de Nureddin Yildiz. Ele é um teólogo islâmico, conhecido por declarações polêmicas sobre casamento entre crianças.

Veja vídeo do confronto:

 

 

O Clube de Estudos Islâmicos da universidade organizou uma palestra intitulada “Ciências Islâmicas: Para quem, quanto?”. Antes do evento, uma marcha de protesto foi realizada pelos estudantes contra Yildiz, o que levou a polícia a tomar medidas de segurança no campus.

Após a chegada do teólogo Yildiz para a apresentação, estudantes tiveram uma reação negativa com a presença dele e permaneceram se manifestando. Os universitários tentaram impedir o evento e romper uma barricada policial na faculdade.

Os estudantes, sendo 39 mulheres e 58 homens, foram detidos após serem espancados e algemados pelas costas e cerca de 13 policiais ficaram feridos ao cair em um poço de construção de cinco metros no decorrer da briga.

Imagem colorida, universitários em protesto- Metrópoles
39 mulheres e 58 homens foram detidos e 13 policiais se feriram
Imagem colorida, universitários protestando-Metrópoles
Grupo de 97 universitários foram detidos pela polícia na Turquia

O governo de Istambul emitiu uma nota sobre o incidente:

“Na terça-feira, 13 de maio de 2025, por volta das 20h45, um grupo se reuniu dentro do Campus Norte da Universidade Boğaziçi e atacou os militares para impedir as atividades de um clube estudantil. Ao todo 13 policiais ficaram levemente feridos em consequência do ataque. Durante os incidentes, um total de 97 manifestantes, 39 dos quais eram mulheres e 58 homens, foram detidos.”

Revolta dos estudantes

Um dos motivos para os universitários não aceitarem a presença do teólogo islâmico foi devido a uma fala polêmica dele em 2015. Ao participar de um programa, Nureddin Yıldız causou uma repercusão negativa ao se posicionar sobre casamento infantil.

“Não há limite de idade em nossa sharia, o islamismo, para o casamento. O que isso significa? Uma criança pode se casar antes da puberdade. Casamentos também podem ser realizados entre crianças. Casamentos podem ser realizados entre adultos e crianças  . ”

Ao tomar conhecimento de que o pregador islâmico iria se apresentar em uma parte do evento, os universitários se reuniram em frente à Pirâmide Norte do campus para protestos.

Julgamento

Quinze das 97 pessoas detidas após os protestos contra Nureddin Yıldız foram encaminhados ao Tribunal Criminal de Paz em Serviço com um pedido de prisão sob a acusação de “resistir para impedir o cumprimento do dever”.

A 3ª Vara Criminal de Paz, que analisou o interrogatório de 8 das 15 pessoas encaminhadas para prisão, decidiu prender 4 estudantes e liberar 4 estudantes para controle judicial.

- Publicidade -
Takamoto
Takamoto
Fotojornalista, artista marcial, ex-militar, perito criminal.
- Publicidade -
Midias Sociais
35,000FansLike
419,000FollowersFollow
ÚLTIMAS NOTICIAS
- Publicidade -
Relacionadas
- Publicidade -