O voo comercial que levará a cantora Katy Perry, 40, e mais cinco mulheres ao espaço na próxima segunda-feira (14) irá permitir que a primeira tripulação exclusivamente feminina veja a Terra de cima e fique alguns minutos flutuando sem gravidade.
A 31ª missão do foguete New Shepard da Blue Origin durará cerca de 11 minutos e irá cruzar a fronteira entre nosso planeta e o espaço. Todo o percurso será transmitido ao vivo nos canais oficiais da empresa liderada por Jeff Bezos. Veja mais detalhes da viagem abaixo.
Quando será o lançamento?
O 11º voo humano da nave New Shepard (NS-31), da Blue Origin, acontecerá na próxima segunda-feira (14). O veículo irá decolar do Texas, nos Estados Unidos, e tem o horário de início previsto para 10h30 (horário de Brasília).
No total, a viagem deve durar 11 minutos, sendo quatro deles em uma área sem gravidade — quando as tripulantes poderão se soltar e flutuar pela cápsula.
Como assistir?
O voo que levará Katy Perry e outras cinco mulheres ao espaço será transmitido nas redes sociais e no site oficial da Blue Origin.
Como é a preparação para um voo comercial?
O grupo responsável pela viagem se reuniu algumas vezes por chamadas de vídeo e alguns dias antes do lançamento terá as sessões finais de treinamento no local de lançamento, nos Estados Unidos.
Elas receberão informações sobre os equipamentos usados dentro da nave e os trajes de voo — que são personalizados.
Ainda, terão acesso a uma cápsula de teste semelhante à oficial e poderão testar seus assentos e identificar onde ficam as câmeras, as máscaras de oxigênio e entender como será feita a comunicação com o solo durante a viagem.
Katy Perry e as outras convidadas para o voo da Blue Origin poderão desistir de decolar até dois minutos e trinta segundos antes do lançamento dizendo as frases “tempo limite” ou “não voarei”.
Como será a viagem?
A nave espacial será lançada com uma velocidade mais de três vezes superior à do som e vai cruzar a Linha de Kármán — uma fronteira teórica localizada a 100 quilômetros de altitude acima do nível do mar, que costuma ser utilizada como o limite entre a atmosfera da Terra e o espaço sideral.
Após chegar à altura desejada, as passageiras serão soltas para flutuar sem peso e observar nosso planeta por cerca de quatro minutos.
Depois disso, iniciarão o retorno para a Terra, e a aterrissagem será feita com paraquedas.
Como é a nave
A New Shepard é uma nave autônoma, ou seja, nenhuma das tripulantes do voo terá que pilotar — todos os comandos serão enviados pela base de controle, no solo.
A cápsula do foguete tem espaço para seis pessoas se sentarem em círculo e cada uma tem sua janela que dará a tão sonhada perspectiva do planeta visto de fora.
Os testes com o veículo foram concluídos em 2021 e o voo só foi autorizado após 16 tentativas bem sucedidas.
Veja como é o interior da cápsula
O que se sente durante a reentrada na Terra? Astronauta responde
Este conteúdo foi originalmente publicado em Katy Perry no espaço: veja tudo o que se sabe sobre o voo da Blue Origin no site CNN Brasil.