Aclamado pela crítica e pelo público, o filme McFarland dos EUA acompanha uma jornada de superação de sete adolescentes que buscam se tornar os melhores corredores do país com a ajuda de um novo treinador. Lançado em 2015, o filme teve forte inspiração na história real do treinador Jim White.
Na trama, acompanhamos a vida de White, um treinador que se muda para a cidade de McFarland, na Califórnia, após perder o emprego. Lá ele recebe a oportunidade treinar uma equipe de meninos para transformá-los em campeões de corrida (cross-country). O filme discute temas de superação além de falar sobre a dificuldade de implementação de programas esportivos nas escolas.
História real
Jim foi o responsável por criar o time de cross-country na cidade. Em entrevista à Running Magazine, do Canadá, o treinador contou que primeiramente foi oferecido à ele um emprego de técnico de futebol americano e, mesmo tendo ocupado o cargo por um ano, ele não gostava de ser treinador do esporte.
“Não treino para evitar derrotas, treino para ganhar. Eu queria cross-country e me disseram que não haveria um time”, revelou ele. Foi então que o treinador batalhou para criar o programa e em 1980 deu início ao projeto, com 16 crianças.
Sobre ter inspirado o filme, Jim garantiu que tudo foi uma jornada positiva. “Foi uma experiência incrível de ter pessoas interpretando eu e minha esposa”, destacou. No longa, os dois foram vividos pelos atores Kevin Costner e Maria Bello.
Mudanças no filme
Apesar de contar a história do famoso treinador, a produção contou com algumas mudanças. Entretanto, o treinador Jim White revelou de que não se incomodou com elas.
“Não é um documentário. É baseado em uma história real, mas nem tudo é muito factual, mas ainda assim é um filme agradável. Eu não fiz algumas das coisas que me mandaram fazer lá, mas tudo bem, isso é Hollywood. Desenvolvemos um programa. Eu fiz assim? Não, mas está tudo bem no filme. Ficou bom”, pontuou ele em entrevista ao PrepCalTrack.com.
Sucesso de crítica e audiência
Dirigido por Niki Caro e produzido por Walt Disney Pictures, o filme foi lançado em 20 de fevereiro de 2015. A produção foi muito bem recebida pela crítica e conquistou 80% de aprovação no site Rotten Tomatoes, que agrega críticas de cinema e televisão. Já o público, teve uma avaliação ainda maior com 88%.
No Brasil, a produção está disponível no Disney Plus. O filme será exibido nesta segunda-feira (14/4), na Sessão da Tarde, a partir das 15h25 (horário de Brasília).