- Publicidade -
spot_img
HomeMundoNa China, ministro de Energia encontra Dilma em busca de investimentos

Na China, ministro de Energia encontra Dilma em busca de investimentos

- Publicidade -

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu nessa segunda-feira (21/4) com a presidente do Banco do Brics e ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, na sede do New Development Bank (NDB), em Xangai, na China.

Essa é mais uma das agendas que Silveira teve no país asiático, em viagem que antecede a visita de Estado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará em maio.

Na ocasião, Silveira e Dilma discutiram estratégias para ampliar os investimentos em infraestrutura energética no Brasil, com foco na transição para fontes renováveis, geração de emprego, desenvolvimento sustentável e modernização da gestão pública.

“Precisamos atrair investimento, em especial em áreas estratégicas do nosso país e essas parcerias com o banco do Brics fortalecem cada vez mais esses setores. É importante que a gente faça esse movimento, levando mais investimentos para o Brasil e defendendo a nossa soberania”, destacou Silveira.

“Temos que aproveitar essa vocação do banco em investir em projetos voltados para a transição energética ao redor do mundo. É fundamental garantir que o Brasil siga na liderança da corrida pelas alternativas mais limpas e eficientes de energia”, pontuou o ministro.

Desde que assumiu a presidência dos Brics, em janeiro de 2025, o Brasil tem priorizado a transição energética e a reforma dos mecanismos financeiros globais, em que pretende estabelecer ponte entre os acordos alcançados durante a presidência brasileira do G20 e a COP30.

Outras agendas

Nessa viagem à China, Silveira também se reuniu com empresários da fabricante de veículos chinesa BYD e defendeu que a empresa avance no Brasil com o híbrido flex, fortalecendo o etanol, pelas potencialidades de produção do país.

Ele também se encontrou com empresários da Huwaei, maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo, para falar sobre baterias e data centers. A empresa deverá se engajar no primeiro leilão de baterias promovido pelo governo brasileiro, previsto para o segundo semestre de 2025.

No domingo (20/4), Silveira se reuniu com representantes da China General Nuclear Power Group (CGN Power), a terceira maior companhia de energia nuclear do mundo, que também desenvolve projetos de energia eólica e solar no Brasil, em busca de parcerias na cadeia de mineração para geração de energia.

- Publicidade -
Takamoto
Takamoto
Fotojornalista, artista marcial, ex-militar, perito criminal.
- Publicidade -
Midias Sociais
35,000FansLike
419,000FollowersFollow
ÚLTIMAS NOTICIAS
- Publicidade -
Relacionadas
- Publicidade -