O último presente do papa Francisco, antes de sua morte, em 21/4, foi a transformação do papamóvel da paz em uma unidade móvel de saúde para as crianças da Faixa de Gaza. O Vaticano divulgou a informação nesse domingo (4/5).
Este foi o último desejo do papa para as crianças de Gaza, de acordo com o Vaticano: “E, nos seus últimos meses, o papa confiou a iniciativa à Caritas Jerusalém, buscando responder à grave crise humanitária em Gaza, onde quase 1 milhão de crianças foram deslocadas”. Veja:
Segundo a Santa Sé, o papa costumava dizer que “crianças não são números. São rostos. Nomes. Histórias. E cada uma delas é sagrada”.
“Em meio à guerra terrível, à infraestrutura em colapso, a um sistema de saúde mutilado e à falta de educação, as crianças são as primeiras a pagar o preço, com a fome, as infecções e outras doenças evitáveis, colocando suas vidas em risco”, informou o Vaticano.
Exames e testes rápidos
O papamóvel será adaptado com equipamentos para diagnóstico, exames e tratamento, incluindo testes rápidos para infecções, instrumentos de diagnóstico, vacinas, kits de sutura e outros suprimentos vitais.
A equipe será composta por médicos e paramédicos para atender as crianças nos cantos mais isolados de Gaza, assim que o acesso humanitário ao local for restabelecido.
As ofensivas em Gaza continuam após divergências entre o Hamas e Israel sobre os acordos de cessar-fogo, o que está resultando na morte de vários palestinos ao longo dos dias.