Após a morte do papa Francisco, muitas pessoas passaram a questionar quanto ganhava o líder da Santa Sé, além dos cardeais que agora compõem o conclave para eleger o novo chefe da Igreja Católica.
Os valores recebidos pelos cardeais não são divulgados oficialmente pela Igreja, mas estima-se que eles ganhem entre 4 mil e 5 mil euros por mês — montante que teria sido ajustado após reformas promovidas por Francisco no Vaticano, especialmente durante o período de crise da pandemia de Covid-19.
Convertido para a moeda brasileira, o valor equivale a cerca de R$ 25 mil a R$ 32 mil por mês.
Diferentemente dos cardeais, o papa Francisco não recebia salário da Igreja Católica. De acordo com informações do próprio Vaticano, todas as despesas dele — como moradia, alimentação, segurança e transporte — eram custeadas pela instituição.
Quanto ao patrimônio, o pontífice não possuía bens próprios após assumir o comando da Igreja, em 2013.
Traslado para a Basílica de São Pedro
Nesta quarta-feira, às 9h horário local (3h no horário de Brasília), o corpo do Papa Francisco foi trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna foi precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.
A procissão seguiu pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o camerlengo conduziu a Liturgia da Palavra, após a qual foi aberto o período de visitação à urna mortuária do papa Francisco.
No sábado (26/4), às 10h horário local (5h no horário de Brasília), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.
Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.
Confira os horários que os fiéis poderão visitar o papa:
- Quarta-feira: das 11h às 0h (6h às 19h no horário de Brasília);
- Quinta-feira: das 7h às Oh (1h às 19h no horário de Brasília);
- Sexta-feira: das 7h às 19h (1h às 14h no horário de Brasilia).