O Papa Leão XIV, que foi eleito o sucessor de Francisco nessa quinta-feira (8/5), ao retornar da visita ao Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, dirigiu-se à Basílica de Santa Maria Maggiore para visitar o túmulo do papa Francisco, na tarde deste sábado (10/5), horário de Roma.
O Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho fica em Genazzano, nos arredores de Roma. Após a visita, Leão XIV chegou de carro à Basílica de Santa Maria Maior, onde se deteve em oração diante do túmulo do papa Francisco e do ícone da Virgem, Salus Populi Romani.
O cardeal norte-americano foi indicado por Francisco, em 2023, para chefiar o escritório do Vaticano responsável por nomear e administrar bispos no mundo todo. Antes, em 2014, Francisco reconheceu o trabalho missionário de Prevost no Peru e o nomeou administrador apostólico da Diocese de Chiclayo.
Leão XIV já demonstrou alinhamento com as principais encíclicas do pontífice argentino, como Laudato si’, que denuncia a destruição ambiental causada por sistemas econômicos predatórios, e Evangelii Gaudium, que propõe uma evangelização voltada para os mais pobres e excluídos.