O papa Leão XIV recebeu de presente uma relíquia de São Leão Magno na cruz peitoral de prata que usa. Dentro da cruz foram inseridos fragmentos ex ossibus (ossos) do papa Leão I, de Santo Agostinho, de Santo Tomás de Vilanova e de Anselmo Polanco, mártir.
A cruz peitoral foi feita a partir da ideia do guardião do santuário apostólico, padre Bruno Silvestrini. Ele é membro da comunidade agostiniana da Sacristia Pontifícia e queria um novo “relicário” para Leão XIV, que seria inserido na cruz peitoral. O papa é devoto do Santo Agostinho e pertence à ordem agostiniana.
Depois de ter a ideia, o padre recorreu ao relicário Antonino Cottone, que já havia manufaturado cinco relíquias, com técnicas tradicionais medievais, para a cruz peitoral doada a Prevost pela cúria geral agostiniana, no dia em que se tornou cardeal, em 30 de setembro de 2023.
7 imagens
Fechar modal.
1 de 7
Papa recebendo
Vaticano News2 de 7
Relíquia
Vaticano News3 de 7
Feitura da relíquia
Vaticano News4 de 7
Fragmentos de ossoss
Vaticano News5 de 7
Cruz papal
Vaticano News6 de 7
Relíquia sendo feita
Vaticano News7 de 7
Papa vendo colocar
Vaticano News
Criação da relíquia
Segundo o Vaticano, Antonino Cottone levou apenas duas horas “para dar vida, com meticulosa precisão e apaixonada dedicação, a uma nova pequena cruz com filigranas de papel dourado (paperoles) sobre moiré vermelho (tecido moiré, cuja aparência simula os veios da madeira ou do mármore), onde quatro pequenas flores de papel acolheram as relíquias dos quatro ilustres pastores da Igreja”.
Leia também
-
Vídeo: Leão XIV visita o túmulo do papa Francisco, em Roma
-
Vaticano lança selos do papa Leão XIV. Confira como serão e os preços
-
Vídeo. Papa Leão XIV lembra um mês da morte de Francisco: “Gratidão”
-
Leão XIV revela que sentiu a presença de papa Francisco
“Com suas mãos habilidosas, Cottone enrolou, moldou e colou pequenas tiras de papel para criar uma série de elementos decorativos entre os quais ele então inseriu os preciosos fragmentos dos ossos sagrados”, revela o Vaticano.
Quando a relíquia ficou pronta, o artesão colocou a “cruz relicária” dentro da cruz peitoral papal e entregou a Leão XIV, colocando em seu pescoço.
“O papa acolheu com alegria a cruz peitoral enriquecida com as relíquias dos quatro bispos que lhe eram particularmente queridos”, informou o Vaticano.