- Publicidade -
spot_img
HomeMundoPetro reage a sanções de Trump e diz que nunca ficará “de...

Petro reage a sanções de Trump e diz que nunca ficará “de joelhos”

- Publicidade -

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, reagiu nesta sexta-feira (24/10) às sanções impostas contra ele, sua esposa e seu filho pelo governo dos Estados Unidos. Em publicação nas redes sociais, Petro classificou a decisão como um “grande paradoxo” e afirmou que não irá se intimidar.

“A ameaça de Bernie Moreno foi de fato cumprida; minha esposa, meus filhos e eu fomos incluídos na lista do OFAC. Meu advogado de defesa será Dany Kovalik, dos Estados Unidos. Combater o tráfico de drogas com eficácia por décadas me traz esta medida do governo da sociedade que tanto ajudamos a acabar com o uso de cocaína. Um grande paradoxo, mas nem um passo para trás e nunca de joelhos”, escreveu.

Efectivamente la amenaza de Bernie Moreno se cumplió, yo y mis hijos y mi esposa entramos a la lista OFAC.

Mi abogado en mi defensa será Dany Kovalik de los EEUU.

Luchar contra el narcotráfico durante décadas y con eficacia me trae está medida del gobierno de la sociedad que…

— Gustavo Petro (@petrogustavo) October 24, 2025

Leia também

Sanções impostas a Petro

Segundo o Departamento do Tesouro dos EUA, a decisão de impor as sanções ao líder colombiano foi motivada pelo suposto envolvimento de Petro em atividades ligadas ao tráfico internacional de drogas.

O comunicado afirma que “sob o governo de Petro, a produção de cocaína na Colômbia atingiu níveis recordes” e que o presidente colombiano teria “proporcionado benefícios a organizações narcoterroristas”.

Segundo o secretário do Tesouro, Scott Bessent, desde que Petro assumiu o poder, em 2022, “a produção de cocaína na Colômbia atingiu o ritmo mais rápido em décadas, inundando os Estados Unidos e envenenando os americanos”.

As medidas foram tomadas com base na Ordem Executiva 14059, que permite ao governo norte-americano sancionar estrangeiros envolvidos no comércio global de drogas ilícitas. As penalidades incluem o bloqueio de bens nos EUA e a proibição de transações financeiras com cidadãos norte-americanos.

- Publicidade -
Takamoto
Takamoto
Fotojornalista, artista marcial, ex-militar, perito criminal.
- Publicidade -
Midias Sociais
35,000FansLike
419,000FollowersFollow
ÚLTIMAS NOTICIAS
- Publicidade -
Relacionadas
- Publicidade -