O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, alegou que seu país “venceu a guerra” contra a Índia. A declaração do premiê aconteceu neste sábado (10/5), horas após o governo dos Estados Unidos anunciar um cessar-fogo entre as duas nações.
“Nosso exército respondeu vigorosamente à agressão indiana de maneira altamente profissional”, disse o premiê paquistanês durante pronunciamento. “Nós vencemos a guerra”.
Sharif acrescentou que bases militares da Índia, assim como estoques de armas, foram transformadas em “ruínas”. Caças Dassault Rafale também teriam sido atingidos por ataques das Forças Armadas do Paquistão.
A alegação do primeiro-ministro acontece no momento em que a Índia acusa o Paquistão de romper um recente cessar-fogo entre os dois países, anunciado na manhã deste sábado pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Aumento de tensão
Desde o início da semana, as duas potências nucleares têm trocado hostilidades. Tudo começou após um ataque na Caxemira indiana, em 22 de abril, que deixou 26 turistas mortos.
Sob a alegação de que o Paquistão apoia grupos extremistas, a Índia lançou a “Operação Sindoor” contra o país vizinho na terça-feira (6/5). Três dias depois, Islamabade respondeu com a ação militar batizada de “Bunyãn-um-Marsũs”