A Quarta-Feira de Cinzas (5/3), data que marca o fim do Carnaval, será de temperaturas elevadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o “calorão” segue firme.
O fenômeno da onda de calor que atinge parte do território nacional há alguns dias — a quinta só em 2025 — está caracterizado como “grande perigo” em algumas localidades. Além deste, avisos de chuvas intensas estão espalhados no Norte e Nordeste.
De acordo com a previsão, a onda de calor apresenta risco à saúde – a condição é caracterizada pela temperatura 5ºC acima da média por período de três a cinco dias. Regiões do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul têm alerta de “grande perigo”.
Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, dois avisos de chuvas intensas cortam o território. Um deles, na escala de “Perigo”, indicam chuvas entre 50 mm/dia e 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h.
O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Um alerta de “Perigo Potencial” também corta o mapa, com chuvas entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).