Após a morte do papa Francisco, aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21/4), a administração da Igreja Católica e do Vaticano ficará sob responsabilidade do camerlengo, que cuida dos bens e do Tesouro do Vaticano. O cargo é ocupado pelo cardeal Kevin Joseph Farrell.
Papa Francisco
- O papa Francisco morreu, aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21/4), em sua residência oficial na Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma.
- O pontífice ficou internado por cerca de 40 dias após uma pneumonia dupla. Nesse sábado (19/4), ele apareceu em público, na basílica de São Pedro, no Vaticano.
- O religioso passou por vários problemas respiratórios desde a juventude – chegando a ter parte de um dos pulmões removido – e passou por internações recentes.
- “Com profunda dor devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco às 7h35 desta manhã, o bispo de Roma Francisco voltou para a Casa do Pai”, discursou o cardeal Kevin Joseph Farrell.
Farrell foi quem anunciou a morte do pontífice. Em um vídeo publicado nas redes sociais do Vaticano, ele comunicou a morte do pontífice com “profunda dor” a todos os “irmãos e irmãs”.
Ele foi nomeado pelo próprio papa Francisco em 14 de fevereiro de 2019. Em 2020, Farrell foi anunciado como presidente da Comissão para Assuntos Confidenciais.
Em 2023, ele foi nomeado como presidente do Supremo Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano, com efeito a partir de 1º de janeiro de 2024.
Entenda como funciona o conclave
A escolha para um novo pontífice será definida no conclave, ritual realizado sempre que um papa morre ou renuncia ao cargo.
Depois que o pontificado fica vago, a Igreja Católica precisa organizar a cerimônia entre 15 e 20 dias. No conclave, até 120 cardeais com poder de voto no Colégio de Cardeais e com menos de 80 anos, são reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, para que escolham o novo papa por meio de uma votação.
Ao todo, um cardeal precisa obter 2/3 dos votos para se tornar o novo líder da Igreja Católica. Durante a votação, os integrantes do Colégio de Cardeais ficam isolados, sem nenhum contato com o mundo exterior. Eles podem votar entre si, mas não podem indicar seus próprios nomes para o cargo.
Antes da votação, três cardeais são definidos como escrutinadores, que vão contar os votos do conclave. Além disso, um outro trio de cardeais são nomeados revisores do ritual.