Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou, nesta terça-feira (27/5), que a União Europeia (UE) convocou os líderes das nações que compõem o bloco para estabelecerem as datas para o início das negociações tarifárias com os EUA. Em 23 de maio, Trump disse que aplicaria uma tarifa fixa de 50% sobre todos os produtos importados da UE.
“Acabei de ser informado de que a UE convocou para definir rapidamente as datas das reuniões. Este é um evento positivo, e espero que eles, finalmente, assim como eu exijo à China, abram as nações europeias para o comércio com os Estados Unidos da América. Ambos ficarão muito felizes e bem-sucedidos se o fizerem”, escreveu Trump.
O que está acontecendo
- Trump avisou em sua rede Truth Social, nessa sexta-feira (23/5), que pretende aplicar uma tarifa fixa de 50% sobre todos os produtos importados da União Europeia (UE) a partir de 1º de junho.
- Após Trump e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, conversarem por telefone, Trump decidiu adiar para 9 de julho a aplicação das tarifas.
- No dia 10 de abril, a União Europeia anunciou que suspendeu, por 90 dias, a aplicação de tarifas comerciais retaliatórias de 25% aos EUA, após o recuo de Trump em relação ao “tarifaço”.
- No dia 9 de abril, Trump havia anunciado a suspensão das tarifas aplicadas a mais de 180 países, que tinham sido implementadas na semana passada, dentre eles o integrantes da UE.
- Trump impôs tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio dos países da UE. Além disso, o bloco foi alvo de taxas adicionais de 20% sobre praticamente todos os demais produtos.
Ao propor novas tarifas, Trump acrescentou que “as tentativas de negociações com o bloco europeu não estão evoluindo o suficiente”. E destacou que ele é quem tem o poder de fechar um acordo.
Leia também
-
Trump ignora negociações e avisa que taxará a União Europeia em 50%
-
Conversa entre Trump e Von der Leyen destravou negociações, diz UE
-
Trump adia tarifas de 50% contra a União Europeia para 9 de julho
-
Dólar e Bolsa avançam com trégua de Trump à UE e reunião Haddad-Lula
“Fiquei extremamente satisfeito com a tarifa de 50% para a União Europeia, especialmente porque eles estavam ‘lentamente (para dizer o mínimo)’ em nossas negociações com eles. Lembrem-se, tenho o poder de ‘fechar um acordo’ para o comércio com os Estados Unidos se não conseguirmos chegar a um acordo ou se formos tratados injustamente”, escreveu Trump.