O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mudou as regras sobre chuveiros e outros equipamentos que consomem água no país. Nessa quarta-feira (9/4), ele assinou um decreto que reverte normas das gestões de Barack Obama e Joe Biden que limitavam o fluxo de água em equipamentos como torneiras e lava-louças.
Ao anunciar a medida, o republicano criticou as gestões democratas e disse que gosta de lavar seu “lindo cabelo”. “Gosto de tomar um bom banho e cuidar do meu lindo cabelo”, disse Trump ao assinar a ordem executiva na Casa Branca. “Tenho que ficar debaixo do chuveiro por 15 minutos até conseguir me molhar. Sai gota por gota. É ridículo.”
As regras sobre o consumo de água já eram alvo de críticas de Trump há muito tempo. Durante seu primeiro governo, ele ordenou a flexibilização das restrições, mas Biden derrubou a decisão.
Até então, os Estados Unidos adotavam um padrão que estabelecia um limite de água por minuto para chuveiros e outros equipamentos. A nova ordem de Trump acaba com essas restrições.
Em um comunicado, a Casa Branca afirmou que Trump está “desfazendo a guerra da esquerda contra a pressão d’água”, restaurando “a liberdade de tomar banho”.
O presidente afirmou ainda que as restrições eram exageradas e faziam com que as pessoas gastassem mais tempo para realizar tarefas básicas.
“A ordem liberta os americanos das regulamentações excessivas que transformaram um item doméstico básico em um pesadelo burocrático. Os chuveiros não serão mais fracos e inúteis”, declarou o governo.
Redução do consumo
As gestões democratas de Biden e Obama impuseram restrições com o objetivo de reduzir o consumo de energia e água em lava-louças, geladeiras, máquinas de lavar e vasos sanitários.
O Appliance Standards Awareness Project (ASAP), grupo que defende a eficiência energética, argumenta que as regras da era Biden reduziram as contas de serviços públicos e ajudaram a proteger o meio ambiente.
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), os chuveiros representam cerca de 20% do consumo diário de água de uma família americana média.
Além disso, os modelos que economizam água também reduzem o consumo de energia, já que o aquecimento da água representa cerca de um quinto do gasto energético em uma residência.