Na manhã desta segunda-feira (28/4), um apagão geral atingiu diversos países da Europa, incluindo Espanha, Portugal e França. Usuários das redes sociais compartilharam vídeos que mostram a situação em diferentes localidades.
Veja vídeo:
Em Madri, capital espanhola, a paralisação do metrô e a falha nos semáforos resultaram em caos no trânsito. A operadora da rede elétrica espanhola, Red Eléctrica, informou que o processo para restaurar totalmente a energia levará entre “seis e 10 horas”, além de pedido para evitar “especulações” sobre a causa do apagão.
O comércio do país também enfrenta diversos problemas. Pagamentos eletrônicos ficaram indisponíveis em muitos estabelecimentos, obrigando clientes a buscarem outras alternativas, além de cartões de crédito e débito. Nos aeroportos, os embarques estão sendo realizados “à moda antiga”, e o check-in, de forma manual.
Dados da Red Eléctrica mostram uma queda enorme em questão de segundos. Cidades inteiras, incluindo Sevilha, Barcelona e Pamplona, também continuam afetadas.
A Red Eléctrica informou ter ativado os planos para restaurar o fornecimento de energia, com “todos os recursos dedicados à solução” da interrupção. Ainda não está clara a extensão exata dos danos nem o número de pessoas afetadas.
Portugal também registra apagão em várias regiões do país. Cidades como Lisboa, Algarve e Coimbra relatam falta de energia elétrica e quedas na conexão com a internet.
Em Lisboa, o sistema de transporte público foi interrompido, e relatos indicam que supermercados e bancos suspenderam suas atividades devido à falta de energia. A interrupção do fornecimento elétrico teve início por volta das 12h do horário local (07h30 no horário de Brasília).
Veja outro vídeo:
A operadora nacional da rede eletríca REN, de Portugal, confirmou “um corte massivo de luz em toda a Península Ibérica, que afetou também parte da França e cujo impacto a Portugal a partir das 11h33 (7h33 no horário de Brasília).
A distribuidora portuguesa E-Redes informou que a interrupção se deveu a “um problema com o sistema elétrico europeu”. Ela disse que partes da França também foram afetadas. Lá, a queda de energia afetou Costa Basca e Borgonha, mas durou pouco tempo. A operadora rede francesa anunciou que havia restaurado a energia.
Causas seguem sendo investigadas
As autoridades continuam trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia e investigar as causas do incidente. A expectativa é de que a normalização ocorra nas próximas horas. As autoridades espanholas e portuguesas estão investigando as causas do apagão.
Informações preliminares sugerem que uma falha na rede elétrica espanhola, possivelmente relacionada a fenômenos atmosféricos raros, como variações extremas de temperatura, pode ter desencadeado o problema. Os governos dos países afetados tentam descobrir as causas do apagão.