Um dos símbolos mais emblemáticos da Fundação Zoológico de Brasília está de cara nova. Visível para quem passa pela Estrada Parque Guará (DF-051), a caixa d’água foi reformada e ganhou uma ilustração que retrata a lobo-guará Atena, mascote oficial do zoo. O desenho foi assinado pelo artista brasiliense Douglas Kordyal, que pretende completar a arte com uma homenagem à girafa Yaza, falecida em março deste ano, aos 21 anos.
A reforma começou no dia 17 de abril com a pintura da estrutura e dos gradis de proteção com tinta preta. Em seguida, o artista brasiliense deu início à arte da lobo-guará Atena, com materiais cedidos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF). Os últimos ajustes ainda serão feitos, junto com homenagem à girafa.

Na arte pintada na caixa d’água, Douglas Kordyal expressou a ligação que tem com o Zoológico de Brasília | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília
De caráter voluntário, o trabalho de Kordyal simboliza o amor do artista pela cidade e pelo zoo, local que frequenta desde criança e, hoje, faz questão de colocar na rotina das filhas. Foi ele quem fez o desenho anterior à reforma, há cerca de sete anos, e que, em breve, assinará mais ilustrações no equipamento público, nas paredes do museu e dos banheiros.
“O Zoológico tem uma ligação forte com a minha história. Sou visitante desde os 8 anos e criei um grande afeto por esse lugar. Para nós, que somos do Cerrado, aqui é onde temos o maior contato com a natureza e os animais. Como um artista que defende a natureza, participar desse projeto é uma grande honra”, comentou Kordyal.
Segundo o diretor-presidente do zoo, Wallison Couto, a arte será mais um atrativo para o público, consolidando o compromisso do equipamento com a preservação ambiental. “A caixa d’água é muito importante para nós. As pessoas que passam pela pista conseguem visualizar os animais desenhados, o que valoriza o espaço e ajuda até como referência para saber que estão chegando ao zoológico”, afirmou.

João Henrique Garcia aprovou os novos desenhos: “Ficou mais alegre”
Os traços e as cores da lobo-guará Atena chamaram a atenção dos estudantes João Henrique Garcia, 13 anos, e Cecília Garcia, 7, que visitaram o zoo nesta segunda-feira (21) com a família. “Achei lindo!”, destacou a menina. “É uma arte bem bela. As cores ficaram muito boas. Geralmente o lobo-guará é laranja, e colocaram uns tons arroxeados. A caixa d’água estava meio sem graça, mas agora ficou mais alegre”, completou João Henrique.
Mãe dos dois, a advogada Widma Garcia, 40, observou o simbolismo da escolha dos animais. “O lobo-guará é um símbolo da fauna brasiliense, do Cerrado. Pegar um espaço que não teria visibilidade e usar para colocar um símbolo da nossa cultura deu brilho ao zoológico, valorizou o artista e o local”, assinalou.
A lobinha Atena nasceu em 22 de maio de 2023, em um dos recintos do zoo, e foi escolhida como mascote oficial da instituição em votação popular. Por sua vez, a girafa Yaza nasceu em 16 de julho de 2003, em Belo Horizonte, e chegou ao DF anos depois. Ela já era considerada idosa quando faleceu, em 17 de março deste ano, tendo ultrapassado a expectativa de vida média da espécie sob cuidados humanos.
65 anos de Brasília
O zoo esteve de portas abertas para a população, sem cobrança de ingresso, durante todo o aniversário de Brasília. Desde a última quinta-feira (17) até esta segunda (21), milhares de pessoas puderam conhecer o ambiente de modo gratuito, como parte do programa Lazer para Todos. A gratuidade também esteve em vigor no Jardim Botânico de Brasília (JBB).
Para completar a experiência dos cidadãos, o transporte público – ônibus e metrô – também foi gratuito neste feriado graças ao programa Vai de Graça. Lançada no final de fevereiro, a medida visa incentivar o uso dos ônibus, reduzir a dependência do transporte individual e promover a inclusão social. Os passageiros podem utilizar Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, PcD, Idoso ou Passe Livre Estudantil para a liberação automática na catraca, além de cartões de crédito e débito, sem qualquer cobrança.