Bolsonaro: Foro de São Paulo quer a retomada do poder

0
1229
bolsonaro foro de são paulo
Brazilian former President Luiz Inacio Lula da Silva (R) greets Venezuelan Foreign Minister Nicolas Maduro (L) during the second day of the XVII Foro de Sao Paulo (Sao Paulo Forum) in

Jair Messias Bolsonaro, usou suas redes sociais para criticar o caos político vivenciado pelo Chile nos últimos dias, citando a organização Foro de São Paulo como responsável indireta das consequências no vizinho continental.

“Foro de São Paulo, criado em 1990, tendo à frente o PT, as FARC e partidos de esquerda da América Latina e Caribe, tem como objetivo a tomada de poder em todos os países da região. Com dinheiro do Brasil, via BNDES, muitas ditaduras foram abastecidas para ampliar seu domínio”, publicou o presidente.

Há três dias o Chile vem enfrentando protestos violentos contra o governo, resultando em 11 mortes e cerca de 1.500 pessoas detidas. O atual presidente, Sebastián Piñera, é membro do partido de centro-direita Renovación Nacional. Ele assumiu o governo em março de 2018, após a gestão da socialista Michelle Bachelet.

Piñera encontrou um país com grande desigualdade social, planos de saúde com custos até três vezes maiores para as mulheres, alta de 9,2% nas contas de energia elétrica e aposentadoria cujo valor não chega ao de um salário mínimo. Ou seja, no Chile, o aumento no preço da passagem de metrô em Santiago foi nada mais que um gatilho para os protestos que tomaram as ruas.

Como resultado, o governo chileno foi obrigado a adotar medidas impopulares, priorizando o liberalismo econômico e a política de privatizações, a fim de arrecadar recursos para o Estado. Em um país que por anos foi moldado sob à lógica paternalista do socialismo, no entanto, tais mudanças foram/são vistas com desconfiança e rejeição por muitos.

Por fim, para o presidente Jar Bolsonaro, o cenário de caos político-econômico no Chile faz parte das consequências estratégicas do Foro de São Paulo, organização criada na década de 90 pela esquerda brasileira e cubana, a fim de formar um bloco socialista na América do Sul, através da união dos países.

“Foro de São Paulo: Sofreram um duro revés com nossa eleição quando fechamos as torneiras da corrupção estatal. Contudo, não estamos livres desses ditadores que teimam, via atos de vandalismo e terrorismo, reconquistarem o que perderam nas urnas”, completou Bolsonaro.

Dessa forma, os protestos no Chile teriam como objetivo principal derrubar o presidente Piñera, fazendo a esquerda retornar ao poder, assim como é pretendido na Argentina e no Brasil.

Jair M. Bolsonaro

@jairbolsonaro

Foro de São Paulo, criado em 1990, tendo a frente o PT, as FARC e partidos de esquerda da América Latina e Caribe, tem como objetivo a tomada de poder em todos os países da região. Com dinheiro do Brasil, via BNDES, muitas ditaduras foram abastecidas para ampliar seu domínio.

Jair M. Bolsonaro

@jairbolsonaro

– FORO DE SP: Sofreram um duro revés com nossa eleição quando fechamos as torneiras da corrupção estatal.

– Contudo, não estamos livres desses ditadores que teimam, via atos de vandalismo e terrorismo, reconquistarem o que perderam nas urnas.

– PR Jair Bolsonaro.

Vídeo incorporado

8.514 pessoas estão falando sobre isso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui