- Publicidade -
HomeBrasilDia Internacional do Homem: entenda data que sempre levanta polêmica

Dia Internacional do Homem: entenda data que sempre levanta polêmica

- Publicidade -

Uma data bastante controversa é celebrada mundialmente nesta terça-feira (19/11): o Dia Internacional do Homem. Frequentemente associada como sendo o oposto do Dia Internacional da Mulher ou a uma tentativa de compensação masculina frente ao protagonismo do 8 de março, a data foi instituída, na verdade, para promover a saúde do homem.

Contudo, apesar do conhecimento sobre a origem da data amenizar a abordagem política e enfatizar a ciência, o viés de gênero permanece. Isso porque ainda hoje os homens têm receio de sofrer preconceito por se cuidar, física e mentalmente. O machismo por trás da negligência mostra que admitir precisar de ajuda e ter zelo consigo mesmo são atitudes femininas, portanto, frágeis e não-másculas, que colocam a masculinidade em xeque.

As pesquisas comprovam a tese. Segundo uma revisão global da Universidade do Sul da Dinamarca, publicada em maio deste ano, na revista científica PLOS Medicine, por exemplo, os homens adoecem mais e vivem menos que as mulheres em quase todos os países.

O estudo analisou marcadores de gênero em saúde em mais de 200 nacionalidades, focando em hipertensão, diabetes e HIV/Aids. Os resultados mostram que homens têm taxas mais altas dessas doenças, morrem mais cedo por causa delas e procuram menos o sistema de saúde, tanto para diagnóstico, quanto para tratamento.

Ainda segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023 a expectativa de vida no Brasil era de 79,7 anos para mulheres e 73,1 anos para homens, uma diferença de 6,6 anos. Segundo o órgão, a diferença se deve a fatores como menor exposição a acidentes e violência e ao maior cuidado com a saúde por parte das mulheres.

Origem da data

O Dia Internacional do Homem tem sua origem associada primeiramente ao governo russo. Acredita-se que a data foi criada pelo governo de Mikhail Gorbachev (entre 1985 e 1991), na União Soviética, com o objetivo de homenagear figuras importantes da história do país.

Leia também

Possivelmente inspirado por essa ideia, em 1994, o médico Jerome Teelucksingh, professor de História na Universidade das Índias Ocidentais, propôs o dia 19 de novembro e teve o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Como doutor, o objetivo de Jerome foi dar atenção especial à saúde masculina, colocando o assunto em debate e propondo campanhas de conscientização.

No Brasil, a data ainda é comemorada duas vezes: além do 19 de novembro, o dia 15 de Julho é o Dia Nacional do Homem, data criada após uma iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores, mas com os mesmos objetivos do Internacional Men Day.

Coincide ainda do dia ser justamente no Novembro Azul, uma campanha mundial de conscientização sobre a saúde do homem, com foco principal na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

- Publicidade -
- Publicidade -
Midias Sociais
35,000FansLike
419,000FollowersFollow
ÚLTIMAS NOTICIAS
- Publicidade -
Relacionadas
- Publicidade -