Hoje quem sair de casa sem máscara de proteção facial será multado no Distrito Federal. O cidadão que descumprir a exigência, pode receber multa de pelo menos R$ 2 mil. O acessório é uma das principais medidas para evitar a proliferação do coronavírus.
“Se a máscara funciona tão bem, a ponto de ser cobrada multas, pra que o isolamento social?” Além de que Olhos são grande porta para vírus, diz estudo.
Primeiro disseram que se contaminava pelo contato das mãos, e nos fizeram acostumar com uso do álcool em gel. Superada esta fase, começaram a dizer que o vírus se propagava pelo ar, e tornaram obrigatório o uso de máscaras. Agora, os olhos também são porta de entrada para o vírus, e irão impor o uso de viseiras ou ter o argumento definitivo para prender todos em casa, por tempo indeterminado.
A determinação do uso do equipamento de proteção foi publicada em edição extra do Diário Oficial do DF ainda em abril, e está em vigor desde 30 de abril. O texto diz que o uso é obrigatório em todos os espaços públicos, vias, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços no âmbito do DF. Quem descumprir cometerá crime de infração de medida sanitária.
A multa, de R$ 2 mil, seria aplicada desde a determinação de uso obrigatória da máscara de proteção, em 30 de abril, no entanto, como o governador Ibaneis Rocha (MDB) estendeu o período de fechamento de parte do comércio na capital federal, a pena para quem circular sem o equipamento de proteção foi adiada para esta segunda-feira (11/5).
Especialistas explicam que a máscara é uma medida adicional para a proteção de quem precisa sair de casa. O uso dela não muda a necessidade de manter o distanciamento social. O produto descartável deve ser usado apenas uma vez e, em seguida, jogado no lixo. O de tecido precisa ter pelo menos duas camadas para ter mais eficiência. Essa pode ser utilizada e reutilizada após a higienização. Veja abaixo como lavar as máscaras de pano de forma correta.