More

    No STF, Dias Toffoli Teria Cometido 59 Crimes De Responsabilidade No Cargo

    O ministro Dias Toffoli teria cometido 59 crimes de responsabilidade no cargo: 23 vezes por ser suspeito em causas,+ negligência no cumprimento dos deveres do cargo e outras 35 vezes  “por modo incompatível com a honra, dignidade, decoro nas funções de ministro do STF”.

    O jurista Modesto Carvalhosa enviou ao Senado, pedido de impeachment contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

    Toffoli, ainda segundo a denúncia, seria peça central de um esquema de corrupção envolvendo o ex-presidente Lula, lideranças do Partido dos Trabalhadores e o também ministro Gilmar Mendes.

    A ideia da organização criminosa, aponta o jurista, era construir “uma rede de iguais, que tenham relacionamentos pessoais, profissionais, partidários e empresariais”.

    Toffoli e os envolvidos trabalhariam na estrutura para cometer crimes de corrupção, acobertar atos ilícitos e promover “ideologias falsas sob o pretexto de legítimas, até que a hipnose ou a lavagem cerebral ocorra”.

    “O Denunciado tinha ligação estreita, de amizade e profissional, com a organização criminosa comandada pelo alto escalão do Partido dos Trabalhadores (PT), ligações íntimas com os condenados Luiz Inácio Lula da Silva, José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoíno”, diz um trecho do documento.

    Após avaliação do Senado, deve ser criada uma comissão para analisar se as afirmações da peça são suficientes para um processo de impeachment. A partir disto, Dias Tofolli passa pelo julgamento da Casa. Para sofrer o processo, é necessário que dois terços dos senadores entendam que o ministro cometeu ao menos um crime de responsabilidade.

     

     

    Da redação com informações do portal Terça Livre

    Últimas Notícias

    Notícias Relacionadas