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22 de novembro de 2019
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Potencializando o emagrecimento: conheça a dieta do metabolismo rápido

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Um organismo que funciona rápido queima mais calorias e agiliza a perda de peso. Dieta deve durar 28 dias e exige acompanhamento nutricional

Nadine Primeau/Unsplash

O metabolismo lento é a principal causa da falha de dietas de emagrecimento, mesmo quando se tem uma alimentação correta aliada à prática de exercícios físicos. Um sistema que funciona rápido queima mais calorias em repouso e, por isso, perde peso mais rapidamente.

Criada pela nutricionista americana Haylie Pomroy, a nova opção para quem luta contra a balança é a dieta do metabolismo rápido. O regime atua acelerando o metabolismo e aumentando o gasto de calorias no corpo, o que ajuda na perda de peso. Essa dieta promete eliminar até 10 kg em 1 mês, e é composta por um plano alimentar que deve ser seguido por 4 semanas. Além da perda de peso, a autora diz que a dieta também aumenta a massa muscular, controla hormônios e melhora a saúde.

Esta dieta, assim como qualquer outra deve ser orientada com ajuda de um nutricionista. É importante adaptar o cardápio ao histórico de saúde de cada pessoa.

Fases da dieta
Cada semana da dieta é dividida em três fases, com o objetivo de controlar hormônios do estresse, a pressão arterial, aumentar a imunidade e acelerar a queima de gordura. Os únicos alimentos que não são permitidos durante o regime são doces, sucos de fruta, frutas secas, refrigerantes, bebidas alcoólicas, café e produtos que contenham glúten ou lactose.

Cardápio da fase 1
Esta etapa dura dois dias e o objetivo é lidar com os hormônios que controlam o estoque de gordura no corpo.

  • Café da manhã: Vitamina de aveia e frutas vermelhas ou 1 tapioca com pasta de grão-de-bico. Ingredientes da vitamina: 1/2 xícara de aveia sem glúten, 1/2 xícara de um mix de mirtilo, morango e amora, 1 maçã pequena, 1 cubo de gengibre, hortelã e gelo.
  • Lanche: 1 fruta: laranja, goiaba, mamão, pera, manga, maçã, tangerina ou 1 fatia de abacaxi ou de melão.
  • Almoço: Salada com verduras e legumes à vontade temperada com limão, gengibre e pimenta + 150 gramas de filé de frango refogado com brócolis + 1/2 xícara de quinoa cozida.
  • Lanche: 1/2 xícara de melancia em cubos + 1 colher de chá de suco de limão siciliano OU 1 fatia de abacaxi.
  • Jantar: Salada com folhas e legumes + 100 gramas de filé grelhado + 4 colheres de sopa de arroz integral com abobrinha ralada ou 1 tortilla integral com salada + 1 maçã.

Durante essa fase, é proibido o consumo de todo tipo de gordura, mesmo as gorduras boas como o azeite.

Cardápio da fase 2
Esta fase também dura dois dias e o objetivo aqui é aumentar a queima de gorduras antigas, difíceis de serem eliminadas com as dietas convencionais.

  • Café da manhã: 3 claras mexidas ou cozidas, temperadas com sal, orégano e salsa.
  • Lanche: 2 fatias de peito de peru com pepino ou 2 colheres de sopa de atum em lata em conserva de água + talos de erva‑doce à vontade.
  • Almoço: Salada de rúcula, alface roxa e cogumelos + 1 pimentão recheado com carne moída OU 100 gramas de filé de atum recheado com pimenta caiena.
  • Lanche: 3 fatias de rosbife + pepinos cortados em palitos à vontade.
  • Jantar: 1 prato de sopa de frango desfiado com brócolis, repolho, acelga.

Nesta fase, além das gorduras, também é proibido consumir carboidratos e grãos como feijão, grãos-de-bico e soja.

Cardápio da fase 3
A última fase da dieta do metabolismo rápido dura três dias e tem o objetivo de aumentar a queima de gordura, não sendo proibido nenhum grupo de alimento.

  • Café da manhã: 1 torrada sem glúten com 1 ovo mexido temperado com orégano e pouco sal + 1 copo de leite de amêndoas batido com 3 colheres de sopa de abacate.
  • Lanche: 1 maçã amassada com canela ou cacau em pó OU talos de aipo com manteiga de amêndoas.
  • Almoço: Salada de verduras e legumes + 150 gramas de filé de salmão ou de frango assado + 1 pêssego.
  • Lanche: 1 copo de água de coco + um quarto de xícara de castanhas, nozes ou amêndoas cruas e sem sal.
  • Jantar: Salada de alface, cogumelo e tomate + ½ xícara de quinoa cozida + 4 colheres de sopa de carne moída refogada com azeitona.

Após cumprir os sete dias de dieta, deve-se recomeçar as fases até completar 28 dias. Após esse período, os alimentos proibidos durante a dieta devem voltar aos poucos à alimentação, para que o peso não volte.

(Com informações do portal Tua Saúde)

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