O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, comemorou a prisão de integrantes do núcleo 1 da trama golpista, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, e classificou o momento como uma “vitória da democracia”. A manifestação do político aconteceu nesta terça-feira (25/11), em publicação na rede social X.
“Esse grupo conspirou contra a democracia brasileira e planejou os assassinatos do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal, à época presidente do TSE, Alexandre de Moraes, em uma clara tentativa criminosa de romper com o Estado Democrático de Direito”, disse Edinho Silva.
No comunicado, o presidente do PT ainda acrescentou que o mesmo grupo tentou, durante o julgamento, “vender o país” aos Estados Unidos, em troca de apoio da administração Donald Trump no processo judicial.
“Nesse momento histórico, é feita Justiça contra golpistas”, afirmou. “Vitória da democracia!”.
Nesta terça-feira (25/11), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou o início do cumprimento das penas dos sete condenados do núcleo 1 da trama golpista, que tinha como objetivo impedir a posse de Lula em 2022.
Entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão, em regime fechado. O ex-militar cumprirá a pena na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, onde já estava preso preventivamente desde o último sábado (22/11).